Weintraub não tem plano caso o Enem seja cancelado

Presidente do Inep diz que MEC depende do Ministério da Saúde para tomar decisão

O ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub (Reprodução/Twitter)
Escrito en NOTÍCIAS el

Não há plano para realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) se a pandemia de coronavírus se prolongue até novembro, disse Camilo Mussi, presidente substituto do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas), órgão responsável pela produção da prova, ao jornal Folha de S. Paulo. As inscrições para a prova começaram nesta segunda (11).

De acordo com Mussi, o MEC e o Inep têm conversado com o Ministério da Saúde para que decisões sejam tomadas. O presidente do instituto diz que não há nenhuma possibilidade do Enem 2020 ser cancelado e que o adiamento seria prejudicial para o acesso de estudantes à universidade, mas disse que haverá nova reunião com o ministério para rever a situação.

Um funcionário da área técnica do Inep que pediu para não ser identificado disse à Folha que é praxe do instituto criar planos de contingência para eventuais crises, mas que, neste momento, não há plano em relação à pandemia de coronavírus.

Segundo ele, já há atrasos na preparação do órgão para o exame. O edital para contratação da gráfica foi suspenso em abril após uma série de questionamentos levatados por uma gráfica interessada em concorrer. De acordo com o funcionário, se até junho o contrato com a gráfica não estiver assinado aumentam os riscos do Enem atrasar.

O funcionário contou que as equipes responsáveis pela prova estão enfrentando diversos problemas práticos e operacionais e que, se não conseguirem superá-los, pode mesmo não haver Enem em 2020.