Weintraub, que fugiu para os EUA, tem três dias para entregar apartamento funcional em Brasília

Mesmo fora cargo e em outro país, ex-ministro ainda consta na lista de usuários no Portal da Transparência; governo diz que há prazo de 30 dias após exoneração

O ex-ministro da Educação Abraham Weintraub ainda está de posse de um apartamento funcional em Brasília, mesmo fora cargo e morando nos Estados Unidos há quase um mês.

Weintraub fugiu do país logo após anunciar que estava deixando o cargo, em 18 de junho, e teria usado passaporte diplomático para furar restrições de viagem do coronavírus mesmo não sendo mais ministro.

O nome dele ainda consta na lista de usuários de apartamentos funcionais pertencentes à Presidência da República, atualizada no último dia 1º de julho no Portal da Transparência.

Segundo a Secretaria Geral do Governo Jair Bolsonaro, o ex-ministro tem prazo de 30 dias corridos, contados da data em que cessou o direito de uso, para entregar o apartamento.

A data de exoneração, que teria sido atrasada para facilitar a entrada nos EUA, era de 20 de junho e foi retificada após críticas para 19 de junho. Assim, o ex-ministro teria de devolver o imóvel até o próximo domingo, 19 de julho.

A Secretaria de Planejamento informou à imprensa que o processo de devolução já foi iniciado.

Avatar de Ricardo Ribeiro

Ricardo Ribeiro

Correspondente da Fórum na Europa. Jornalista e pesquisador, é mestre em Jornalismo e Comunicação pela Universidade de Coimbra e doutorando em Política na Universidade de Edinburgh. Trabalhou na Folha de S.Paulo, Agora e UOL, entre 2008 e 2017, como repórter e editor.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR