Xi Jinping parabeniza Joe Biden por vencer eleições nos EUA

Presidente chinês era um dos últimos líderes mundiais que ainda não o tinham feito; Bolsonaro segue sem cumprimentar o novo presidente

Xi Jinping (foto: agência Xinhua)
Escrito en GLOBAL el

O presidente da China, Xi Jinping, parabenizou o democrata Joe Biden nesta quarta-feira (25) por vencer as eleições presidenciais dos Estados Unidos, segundo a agência oficial de notícias Xinhua. Além disso, de acordo com a agência, o vice-presidente chinês, Wang Qishan, parabenizou Kamala Harris por ser eleita a próxima vice-presidente dos EUA.

O presidente chinês era um dos últimos líderes mundiais que ainda não tinham congratulado Biden pelas eleições. O resultado vinha sendo contestado por seu rival, Donald Trump, inclusive juridicamente. Na segunda-feira (23), o governo Trump deu autorização para que sejam iniciados os trabalhos de transição com a equipe do democrata.

Quando Trump foi eleito, Xi o parabenizou no dia seguinte das eleições.

De acordo com a agência oficial, Xi expressou “esperança de que os dois países possam promover o desenvolvimento saudável e estável das relações bilaterais”. O presidente chinês ainda disse esperar que ambos mantenham a cooperação e que sigam com um espírito de respeito mútuo.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) continua sem parabenizar Biden pela vitória. Ele declarou várias vezes que “torcia” pela vitória de Trump. Bolsonaristas continuam a levantar suspeitas de fraude no pleito dos EUA, repetindo o discurso do magnata republicano.

Além de Bolsonaro, os presidentes da Rússia e do México, e o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, não reconheceram a vitória de Biden.