

Em entrevista, deputado fala sobre a derrota do seu substitutivo, que destinava 100% dos royalties dos poços que serão licitados a partir de 2013 para investimentos na educação
Por Renato Rovai
Ontem, a Câmara dos Deputados votou os projetos que redistribuem os royalties do petróleo entre estados e municípios produtores e não produtores.
Para além da discussão da redistribuição, havia uma questão fundamental em jogo. A educação.
Um substitutivo, apresentado pelo deputado Carlos Zarattini (PT-SP), ao projeto que veio do Senado, determinava que 100% dos royalties dos poços que serão licitados a partir de 2013 deveriam ser aplicados na educação. E também buscava uma solução equilibrada para a redistribuição dos royalties, sem diminuir abruptamente a receita dos estados e municípios produtores.
Pois bem, o substitutivo do deputado Zarattini foi derrubado, por nove votos.
Entrevistei o deputado Carlos Zarattini e ele explicou o intuito do seu substitutivo e os benefícios que traria para a educação brasileira. Depois de ler a entrevista, clique neste LINK e veja os deputados que votaram contra a educação.
Obs: Não se engane com o “sim” e o “não”. No caso, quem votou sim derrubou o substitutivo que destinava 100% dos royalties para a educação.
Confira a entrevista aqui.