2021: vacina para todos e menos sofrimento à população brasileira, por Alexandre Padilha

Descobrimos novas formas de organização para enfrentar as batalhas e de como nos solidarizar com a dor do próximo. Perdemos parentes, amigos, conhecidos e muitas pessoas ficaram com sequelas da doença. Que em 2021 possamos aliviar as aflições que passamos neste cruel 2020.

Escrito en OPINIÃO el

Ao longo do difícil ano de 2020, no qual sofremos muito com a pandemia da Covid-19, que promoveu a maior tragédia humana que nosso país já enfrentou, como médico infectologista, procurei levar às pessoas esclarecimentos e informações sobre esse novo vírus, que causou e ainda causa muitas dúvidas em médicos e cientistas do mundo todo. Como deputado federal, participei ativamente na Câmara dos Deputados das lutas para apresentação e aprovação de importantes medidas para aliviar o sofrimento da população brasileira.

Diante do governo omisso e negacionista de Jair Bolsonaro, nós, parlamentares de oposição, tomamos a frente na condução da crise sanitária. Logo que casos e óbitos começaram a crescer absurdamente no mundo, foi criada na Câmara dos Deputados, ainda em fevereiro, a comissão externa que acompanha o enfrentamento da Covid-19, da qual sou membro atuante, onde nos reunimos 97 vezes ao longo desses 10 meses.

Nas reuniões, fizemos debates sobre o planejamento de ações, aprovação de propostas que foram ao plenário da Câmara, convocação de audiências públicas com autoridades do governo, especialistas e entidades para esclarecimentos sobre diversas questões, além de visitas técnicas em instituições públicas e eventos regionais. Nosso maior compromisso nesta comissão é com a defesa da vida da população brasileira.

Desde fevereiro apresentei mais de 100 medidas de combate ao novo coronavírus na Câmara dos Deputados – entre projetos de lei, projetos de decreto legislativo, requerimentos de informações à órgãos do governo, entre outros – respaldadas por demandas levadas à comissão, mas também por pedidos de pessoas, entidades, estados e municípios de todo país.

Neste ano, descobrimos novas formas de organização para enfrentar as batalhas e de como nos solidarizar com a dor do próximo. Perdemos parentes, amigos, conhecidos e muitas pessoas ficaram com sequelas da doença.

Acredito que 2021 também será um ano difícil e, por isso, nós deputados de oposição, vamos continuar garantindo que o governo Bolsonaro não retire 22% do orçamento da Saúde, como está previsto para 2021. Vamos lutar por vacinas para todos – como com a emenda de minha autoria aprovada esta semana no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias que coloca, como meta para 2021, a vacinação para todos os brasileiros – o não desmonte de mais políticas públicas, a defesa da vida e o fortalecimento do SUS. Que em 2021 possamos aliviar as aflições que passamos neste cruel 2020. É o que quero como médico e deputado federal.