“A Síntese do Lance”, de João Donato e Jards Macalé, um álbum imprescindível

Um encontro que andava prometido há décadas e que celebra sem nenhum pudor, não só a Bossa Nova, mas seus principais protagonistas

Foto: Divulgação/Leo Aversa
Escrito en OPINIÃO el

Uma das surpresas mais agradáveis deste final de ano conturbado fica por conta do álbum “A Síntese do Lance”, feito em parceria com João Donato e Jards Macalé. Na capa, que num primeiro momento pode parecer uma piada gratuita, os dois estão nus, com as partes escondidas por folhagens. Donato, com 87 anos, de boné e Macalé, com 78, de óculos.

A explicação dada por Macalé, deixa tudo parecer óbvio: "Esse nude quer dizer despojamento. Voltamos ao princípio de tudo. Tem uma frase engraçada, a gente nasce nu e vive o resto da vida disfarçado", brinca.

O fato é que o álbum soa mais moderno do que nunca ao voltar à sonoridade dos tempos da Bossa Nova, final dos anos 50 começo dos 60, movimento do qual Donato foi precursor e Macalé um fiel seguidor.

A única canção feita em parceria pelos dois é "Côco Táxi", que abre o álbum. Uma deliciosa melodia com influências caribenhas, marca registrada do som do acreano Donato. Uma das frases musicais de "Côco Táxi" nos remete diretamente a “Lugar Comum”, parceria de Donato com Gilberto Gil do início da década de 70.

Todas as demais canções são feitas com outros parceiros como Ronaldo Bastos, Joyce, Fraga e Sette.

A composição chave, que dá nome ao álbum é “A Síntese do Lance”, um samba bem no estilo Donato, que já previa desde sempre a batida eletrobossa que virou mania mundo afora nas últimas décadas. A canção, recuperada em rascunhos do autor, é adaptada de um ponto de umbanda e denuncia a leveza de todo o disco: "É no morro sim/ Que se tira uma onda/ É sentado na pedra/ Queimando uma coisa/ Jogando uma ronda."

O parceiro na canção é o trombonista Marlon Sette, que também assina os arranjos do álbum e a produção musical, ao lado de Sylvio Fraga e Pepê Monnerat. Por conta disso, a sonoridade, que gira em torno do famoso piano de Donato, é repleta de metais aliados à muita percussão. O álbum é relaxado e rico musicalmente. Bom de ouvir e dançar, bom de tudo, sem frescuras.

Não à toa, orgulhosos com o resultado final, os autores afirmam que as gravações foram muito divertidas. Um encontro que andava prometido há décadas e que celebra sem nenhum pudor, não só a Bossa Nova, mas seus principais protagonistas, sobretudo João Gilberto, homenageado em “Um abraço pra João”, de Macalé e Joyce.

“A Síntese do Lance” é um álbum imprescindível, lindo, bem gravado e executado, que transpira talento e bom-humor. Mais uma joia que se junta às belas discografias destes dois clássicos da nossa música.