OPINIÃO

Bom dia, presidente Lula! – Por Emir Sader

Bom dia, presidente Lula! Virão tantos dias mais em que teu saudaremos assim, agora em liberdade, agora de novo como nosso presidente!

Lula em ato na Avenida Paulista.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en OPINIÃO el

Assim o saudávamos em cada uma das 580 manhãs em que ele esteve preso e lhe dávamos o "bom dia, desde a Vigilia. Agora, finalmente, sabemos com ele se sentia: como um morto-vivo, quando tentavam fazer dele um cadáver politico.

Tentaram assassiná-lo politicamente. Buscaram não somente isolá-lo do povo, como liquidá-lo moralmente. Foi condenado a 9 anos e meio de prisão para referirem-se ao dedo que ele havia perdido na máquina, trabalhando como operário. Impediram-no de ir ao enterro do seu neto mais querido. Impediram que ele falasse ao povo.

Nós não podíamos vê-lo. Sua cela dava para o outro lado do odioso edifício da Polícia Federal. Sabíamos que ele nos escutava. Quando fui visitá-lo, ele me disse da alegria de iniciar o dia com o nosso "bom dia". Ele respondia o "boa noite, Presidente Lula", piscando a luz da sua cela.

Agora é possível saber plenamente como ele se sentia. Quando ele sai, totalmente vitorioso, daquele período hediondo da sua vida e da História do Brasil – que se confundem. Sentimos tristeza de imaginá-lo se sentindo um condenado a ser um morto-vivo por aquele sistema, que foi o primeiro inimigo que ele mencionou no seu primeiro discurso, logo depois de ser eleito, de novo, Presidente do Brasil.

Mas sentimos imensa alegria de vê-lo, uma vez mais na sua vida, dar a volta por cima. Renascer das suas próprias cinzas, não apenas como um homem livre, mas de novo como Presidente do Brasil.

Que voltará a subir a rampa do Palácio do Planalto com a faixa de Presidente. Que voltará a dirigir o país, para resgatá-lo da pior crise da sua história. Que voltará a ser o melhor presidente que tivemos e que teremos, para sempre.

Bom dia, presidente Lula! Virão tantos dias mais em que teu saudaremos assim, agora em liberdade, agora de novo como nosso presidente!

Não foi a primeira vez que o Lula deu a volta por cima. Sua vida é uma eterna escalada para superar obstáculos – da fome, do frio, da tristeza. Te levaram os verdugos, naquele dia triste de domingo, do Sindicato dos Metalúrgicos, teu berço politico, para aquela odiosa cela em que te encerraram.

Quem te levou de volta à Presidência do Brasil foram os teus conterrâneos do Nordeste, os mais pobres, as mulheres, os negros, todos os que confiamos em você, que acreditamos em você, que reconhecemos no teu governo o melhor momento da História do Brasil.

Bom dia, Presidente Lula! Serão novos tempos para o Brasil. Poder te ouvir, todos os dias, como nosso Presidente, conversando, compartilhando os problemas de resgatar o país da catástrofe que se abateu sobre todos os brasileiros.

Voltaremos a orgulharmos de ter um presidente como o Lula. De termos um governo que voltará a cuidar de todos. De retomarmos um caminho em que o povo definirá o destino do pais.

Bom dia, Presidente Lula! Bem vindo à Presidência do Brasil. Você sempre esteve no coração de todos os brasileiros. Agora voltará a estar na direção de todos os brasileiros, de todo o povo brasileiro.

Foram 5 anos terríveis desde que deram um golpe contra o PT, como única forma de tirar-nos do governo. Desde aquele dia terrível, que a Dilma recordou, de forma emocionada, em que tiveram que deixar o Palácio do Planalto.

Que você nunca mais seja perseguido, nunca mais tenha que se sentir morto-vivo, que nunca mais seja encarcerado numa cela como aquela. Que sempre que digamos "bom dia, Presidente Lula", você nos responda, com teu sorriso e o teu abraço. Que quando te digamos "boa noite, Presidente Lula", você não precise piscar a luz, de longe, mas pisque teus olhos brilhantes, que seguirá, para sempre, iluminando nossas vidas!