TECNOLOGIA

Você está sendo seguido? – Por Deivi Kuhn

Para nos estudar e conhecer as grandes corporações implementaram diversos mecanismos. Um deles, os serviços de rastreamento (internet trackers), se tornaram praticamente um padrão. Como podemos nos proteger?

Foto: elinvestigador (Reprodução).
Escrito en OPINIÃO el

Estamos em 1622. Noite…ruído de insetos…a mata densa traz um frio incomum para a região.

Um grupo de caçadores segue o seu membro mais importante. Especializado em rastrear (tracker), ele indica o caminho para o bando encontrar seu objetivo, um desses tais nativos que insistem em resistir à superioridade dos colonizadores. Entender o comportamento do alvo, antigamente fundamental para caça, agora se torna uma arma contra a liberdade de nossa população originária.

Agora vamos para 2020. Noite…ruídos em um fone…o quarto iluminado e quente pelo calor dos equipamentos ligados.

Um grupo de corporações aplica técnicas cada vez mais aprimoradas para perseguir um desses jovens nativos de uma nação periférica. Não mais para usar a força física, mas para com o uso da tecnologia coletar informações para manipular sua vítima que irá desejar o que os novos colonizadores mandarem.

Exagero? Você está sendo perseguido durante o seu dia a dia e não faz ideia da sofisticação dos subterfúgios utilizados de forma oculta nos mais diferentes aplicativos, independentemente de sua origem.

Os chamados trackers dominam hoje grande parte dos sites que visitamos e aplicações que usamos nos mais diferentes equipamentos fazem o mesmo.

Vamos começar uma série de artigos destrinchando de forma simples as complexas técnicas executadas. Contudo, ao invés de começar detalhando como são realizadas, vamos fazer como nosso personagem Curupira: impedir que nos sigam. Com um pequeno esforço podemos ter alguma proteção.

Se você leu meus artigos anteriores, já deve estar utilizando algum navegador que, por si mesmo, já te rastreie. Já indicamos o Firefox como uma das boas alternativas em Software Livre que respeita sua individualidade. Uma das características interessantes são as chamadas extensões que permitem criar novas funcionalidades.

A organização Electronic Frontier Foundation, destacada por atuar em defesa dos nossos direitos digitais, apoia um interessante projeto, o EFF Private Badger, que enquanto navegamos nos protege dos diversos rastreadores ocultos nos sites que utilizamos no dia a dia.

Acesse o portal do projeto e o instale imediatamente: https://privacybadger.org/

Outra dica de fácil implementação é instalar no seu celular um software especializado em monitorar e bloquear os rastreadores. Já indicamos em um artigo anterior a loja F-droid, se você ainda não a possui no seu dispositivo, siga os passos descritos tanto neste artigo (link) como acessando o link abaixo: https://f-droid.org/pt_BR/

Se você está se perguntando onde está a versão para os equipamentos da Apple, só posso dizer que com os sistemas dessa empresa você já se entregou para seus algozes. Eles não permitem ampliarmos nossa privacidade, instalar novas lojas de aplicativos ou mesmo efetuar operações de segurança típicas em outros sistemas.

Dentro da loja F-droid baixe o aplicativo Netguard que possui muitas características interessantes, como bloquear o acesso à internet daquele aplicativo que você praticamente não utiliza. Ele inclui um Tracker Control que exibirá os rastreadores e bloqueará alguns que normalmente não impactam no funcionamento dos programas. Teste a ferramenta, vale a pena.

Nossa liberdade começa pelo direito de ir e vir sem estarmos sendo monitorados ou perseguidos o tempo todo. Vamos seguir os caminhos dos nossos inúmeros antepassados,como o que fugiu para ser livre em 1622 ou você prefere ser apenas mais um sob o controle e ajudando a enriquecer justamente quem tira a nossa liberdade?

Colaboração: Ellen Fernandes

**Este artigo não reflete, necessariamente, a opinião da Revista Fórum.