GUERRA NA UCRÂNIA

Danilo Gentili que virou presidente, Zelensky é aplaudido de pé no Parlamento Europeu

Ex-comediante, que ganhou notoriedade em grupos de ultradireita ao encenar um presidente na séria "Servo do Povo", Zelensky parece estar encenando seu próprio show, agora em proporções mundiais.

Volodymyr Zelensky na série Servo do Povo, que o lançou à política.Créditos: Divulgação
Escrito en OPINIÃO el

Antes de iniciar esse texto, uma ressalva deve ser feita: há na Ucrânia uma tragédia humanitária em curso, que tem assassinado centenas de pessoas, inclusive crianças, de forma covarde por militares armados que servem a interesses que nem mesmo eles têm total consciência. E isso é lamentável, para se dizer o mínimo, em um mundo onde a comunicação e o diálogo estão ao alcance das mãos.

Feito isso, é preciso contextualizar o que a mídia liberal tem feito para transformar em estadista um comediante aos moldes de Danilo Gentili, cultuado por uma extrema-direita neonazista, que chegou ao poder para servir aos interesses do "ocidente" - que pode ser traduzido em EUA e seu braço armado, que atende por Organização do Tratado Atlântico Norte, ou Otan.

Após flertar com os EUA - atendendo inclusive a interesses eleitorais de Donald Trump, quando mandou investigar os negócios escusos de Hunter Biden, filho do atual presidente, Joe Biden - e formalizar a entrada da Ucrânia na União Europeia, Zelensky foi aplaudido de pé em discurso transmitido no Parlamento Europeu na manhã desta terça-feira (1º).

Abandonado por Biden, Zelensky conclamou a União Europeia - "Sem vocês, a Ucrânia estará solitária” - e fez um discurso aos moldes daqueles que incita grupos neonazistas que o apoiam e, entre outros, cometeram o massacre na Casa dos Sindicatos.

"Provem que estão conosco, provem que não vão nos deixar, provem que vocês são de fato europeus e, então, a vida vai vencer a morte e a luz vai vencer a escuridão", disse Zelensky, remetendo à dramaturgia da série "Servo do Povo", onde fez papel de presidente e que o alçou ao mundo da política.

O show de Zelensky

Aplaudido de pé no Parlamento Europeu, Zelensky parece estar encenando seu próprio show, agora em proporções mundiais.

Ao defender os interesses de EUA e Otan e dar a deixa para Vladimir Putin iniciar a invasão pelas regiões separatistas Lugansk e Donetsk, Zelensky faz do Parlamento Europeu seu talk show.

Aqueles que o aplaudem, pelo alinhamento aos interesses dos EUA, fecham os olhos para a História, para as quebras de acordos da Otan - que insiste em colocar forças militares na fronteira russa - e, principalmente para a dramaturgia de Zelensky na presidência da Ucrânia, que levou o país à essa tragédia humanitária.

Noves fora a China, que faz uma análise madura do conflito e busca uma solução pacífica para tal, países alinhados à Otan aplaudem o show de Zelensky, que quer tragar o mundo para o filme de guerra que produziu no leste europeu.

Na presidência e no Parlamento Europeu, o comediante que virou presidente segue a encenação e quer transformar a Europa - e o mundo - no picadeiro da ultradireita que levou ao poder na Ucrânia. Agora transmitido ao vivo para o mundo pela mídia liberal alinhada aos interesses da Casa Branca.