ESTADO DE DIREITO

Democracia e justiça social andam juntas - Por Raimundo Bonfim

Saudamos a iniciativa e subscrevemos a Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito

Ato pela democracia na Faculdade de Direito da USP.Créditos: Elineudo Meira
Escrito en OPINIÃO el

A democracia brasileira nunca esteve tão ameaçada e  atacada como neste momento. É por isso que a Central de Movimentos Populares e Frente Brasil Popular se somam a este amplo movimento da sociedade civil, pois entendemos que, por meio do regime democrático, podemos caminhar rumo à superação da desigualdade social. Para nós, nunca foi tão necessário e importante a unidade da sociedade civil e dos movimentos populares na defesa do sistema Eleitoral, da Democracia, da liberdade de imprensa e de todas as formas de expressão. 

Não é possível falar na defesa da democracia, por eleições livres e democráticas, sem dizer que a democracia é nosso farol e alicerce para lutarmos por trabalho, renda, comida, moradia, saúde e educação. O dia 11 de agosto de 2022 ficará marcado como um marco histórico no Brasil. É nesta data que vamos manter a democracia e impedir a volta da Ditadura em nosso país, uma vez que ao mesmo tempo em que estamos aqui lançando o manifesto pela democracia, nós dos movimentos populares e estudantis estaremos durante todo o dia promovendo mobilizações de ruas também em defesa da democracia, do processo eleitoral, contra o desemprego e a fome, além de exigir a retomada de políticas públicas voltadas para habitação e saúde pública e educação de qualidade. 

Saudamos está grande unidade que reúne diversos segmentos da sociedade civil e dos movimentos populares, de brasileiras e brasileiros em torno da defesa das eleições limpas e da democracia, da soberania popular do voto. Como a Carta afirma, no Brasil atual não há mais espaço para recessos autoritários. 

Ditadura Nunca Mais!

Respeito à Democracia!

Pelos Direitos Sociais e Contra a Violência Política.

Desemprego não, democracia sempre.

Fome não, democracia sempre.

Violência Política não, democracia sempre.

Ditadura nunca mais, democracia sempre. 

*Texto lido por Raimundo Bonfim no ato pela democracia da Faculdade de Direito da USP 

 

 

Temas