ELEIÇÕES 2022

Urna eletrônica, por Bolsonaro e seus seguidores - Por Walter Barretto Jr.

O Brasil possui uma das eleições mais avançadas e seguras do mundo. Porém, quando as pesquisas indicam derrota nas urnas, os movimentos da extrema-direita desacreditar o resultado eleitoral

Urna eletrônica, por Bolsonaro e seus seguidores.
Escrito en OPINIÃO el

O Brasil possui uma das eleições mais avançadas e seguras do mundo. Porém, quando as pesquisas indicam derrota nas urnas, os movimentos extremistas e intolerantes da extrema-direita mundial possuem a característica de desacreditar o resultado eleitoral. Foi assim nos Estados Unidos com a votação manual, está sendo assim no Brasil com a urna eletrônica. Trump não teve êxito, Bolsonaro também não terá!

No passado, o então deputado Jair Bolsonaro defendia a implantação da urna eletrônica. Veja o que ele disse em 20 de agosto de 1993: "Estamos votando uma lei eleitoral que não muda nada. Não querem informatizar as apurações. Sabe o que vai acontecer? Os militares terão 30 mil votos, e só serão computados 3.000” (Fonte: BBC News Brasil, por Daniel Salomão Roque).

A seguir apresentamos uma parte do conteúdo do nosso livro Bolsonaro e seus seguidores: o horror em 3.560 frases (Geração Editorial, 2022) sobre a urna eletrônica. Quer ler o livro completo? PDF gratuito no final deste artigo. 

07 de outubro de 2018 – 1º turno da eleição
“Se tivéssemos confiança no voto eletrônico, já teríamos o nome do futuro presidente da República decidido no dia de hoje.” Jair Bolsonaro. Fonte: Folha, por Igor Gielow, Talita Fernandes e Sérgio Rangel.

15 de novembro de 2019
“Você confia nas urnas eletrônicas? Podemos acreditar no resultado do 1º turno de 2018? Como dirimir essas dúvidas?” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: o próprio Twitter.

06 de janeiro de 2021
“Eu acompanhei tudo. Você sabe que eu sou ligado ao Trump. Você sabe da minha resposta. Agora muita denúncia de fraude, muita denúncia de fraude. Eu falei isso um tempo atrás, a imprensa falou: ‘Sem provas o presidente Bolsonaro falou que foram fraudadas as eleições americanas’. (...) A minha foi fraudada. Eu tenho indício de fraude, era para eu ter ganhado no primeiro turno. Ninguém reclamou que foi votar no 13 e que a maquininha não respondia. Mas o contrário sim: quem votava no 17 aparecia [o número 13], mas o contrário, ninguém que votava no 13 aparecia [o número 17]. (…) Tinha uma colinha lá no número 7. O pessoal fraudou as maquininhas, sabotou. Mas ninguém botou cola no número 13.? Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Veja.

07 de maio de 2021
“A única republiqueta do mundo que aceita isso daí [urna eletrônica] é a nossa.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Correio Braziliense.

02 de julho de 2021
“Apresento [a prova sobre fraude na urna eletrônica] se eu quiser.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: O Globo.

20 de julho de 2021
“Eu entrego a faixa para qualquer um, mas uma eleição limpa. Agora, participar de uma eleição com essa urna eletrônica... Alguns falam: ‘Ah, o Bolsonaro foi reeleito tantas vezes com o voto eletrônico...’. Vê o pessoal de banco aí, do sistema bancário. Se usassem a mesma tecnologia dos anos 2000, 1990, não teria segurança nenhuma (...). Mas quem for contar o voto não pode ser aqueles que tiraram o Lula da cadeia. Conto com vocês. Vocês são importantíssimos.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: UOL, por Reinaldo Azevedo.

24 de julho de 2021
“Na quinta-feira vou demonstrar em três momentos a inconsistência das urnas, para ser educado. Não dá para termos eleições como está aí.” Fonte: UOL, do Estadão, por Amanda Pupo. 

05 de agosto de 2021
“Não é apenas porque o povo está dizendo [que as urnas eletrônicas não são confiáveis]. Uma pesquisa aqui da Jovem Pan, 97%, a resposta é que são favoráveis ao voto impresso (...).” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: UOL, por Bernardo Barbosa e Beatriz Montesanti.

08 de agosto de 2021
“O prazo final para a resolução desse imbróglio, visando as eleições de 2022, será outubro. Esperamos que não seja um outubro vermelho, mas sim verde e amarelo, pelo bem do Brasil.” Clube Naval, Militar e de Aeronáutica, em nota conjunta. Fonte: UOL, por Rubens Valente.

12 de fevereiro de 2022
“Temos um sistema eleitoral que não é da confiança de todos nós ainda. (...) A máquina [urna eletrônica], tudo bem, a máquina não mente. Mas quem opera a máquina é um ser humano. Então existem muitas dúvidas (...).” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Poder360, por Beatriz Roscoe.

09 de março de 2022
“O presidente tem uma maneira muito espontânea de dizer as coisas e é preciso respeitar isso. Eu pessoalmente confio nas urnas eletrônicas, mas não quer dizer que elas não possam ser fraudadas (...).” Ciro Nogueira, ministro-chefe da Casa Civil. Fonte: Veja, por Daniel Pereira.

11 de maio de 2022
“O presidente tem feito críticas, mas não é só o presidente que faz crítica, muita gente faz críticas às urnas há muito tempo. O presidente da República é o meu chefe, é o meu comandante, ele tem o direito de dizer o que quiser.” Almirante Almir Garnier Santos, comandante da Marinha. Fonte: Yahoo!, por Fábio Zanini.

12 de maio de 2022
“Ninguém quer ter dúvidas quando acaba eleição, se aquele candidato ganhou mesmo ou não, né? Ou se o que perdeu, perdeu ou não (...).” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Folha, por Marianna Holanda.

18 de maio de 2022
“Não sei o que vai acontecer, mas é prudente que o TSE tome as providências para evitar que haja qualquer desconfiança sobre as urnas eletrônicas. Tanto no ‘Datapovo’ quanto nas nossas pesquisas internas, é vitória de Bolsonaro no primeiro turno, disparado.” Senador Flávio Bolsonaro. Fonte: SBT.

06 de junho de 2022
“Ô, ministros Fachin, Barroso e Moraes: pelo que se vê nas ruas comigo, é impossível não ter segundo turno ou eu não ganhar no primeiro turno (…). No meu tempo, lá atrás, ganhava a eleição quem tinha voto dentro da urna. Agora, parece — quero que esteja errado, é um direito meu desconfiar —, espero que não ganhe as eleições quem tem amigo para contar o voto dentro do TSE. (...) [Ministro Edson Fachin] foi o relator do processo que retirou o Lula da cadeia, e agora está à frente do TSE. Ou seja, um tremendo desgaste para retirar Lula da cadeia, está à frente do TSE e tudo faz para que não haja transparência, obviamente, no meu entender, para eleger o Lula de forma não aceitável (…).” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: O Antagonista.

14 de junho de 2022
“Ontem eu iria participar de uma videoconferência, mas o equipamento falhou. Hoje estávamos em plena votação no Plenário da Câmara quando o painel eletrônico falhou. O único equipamento de tecnologia que nunca falha são as urnas do TSE.” Deputada Bia Kicis. Fonte: o próprio Twitter.

20 de junho de 2022
“O sistema brasileiro sequestrou e privatizou a apuração eleitoral. Eu confio na urna, eu não confio nas pessoas e é sábio não confiar nas pessoas.” Deputado Onyx Lorenzoni. Fonte: Brasil 123, por Alisson Henrique. 

21 de junho de 2022
“Por que será que o TSE briga tanto pra não deixar auditar as urnas?” Zezé di Camargo, cantor sertanejo. Fonte: Brado Jornal.


Baixe gratuitamente o livro Bolsonaro e seus seguidores: o horror em 3.560 frases

Temas