OPINIÃO

BBB: A casa mais vigiada do Brasil bancada pelas casas mais abandonadas do Brasil – Por pastor Zé Barbosa Jr

Já me preparava para fechar minha coluna de hoje quando sou surpreendido nas redes por um “comercial” do BBB. Uma dessas chamadas das redes, com destaque para um dos patrocinadores

Imagem ilustrativa.Créditos: TV Globo/Reprodução
Escrito en OPINIÃO el

Já me preparava para fechar minha coluna de hoje quando sou surpreendido nas redes por um “comercial” do BBB. Uma dessas chamadas das redes, com destaque para um dos patrocinadores. A BRASKEM que, segundo a propaganda, vai deixar a casa do BBB mais “cada vez mais sustentável”. Mudança de rumos. Não posso me calar. A outra coluna pode esperar.

Pois não é que a casa mais vigiada do Brasil tem, entre seus patrocinadores, a empresa (ir)responsável por milhares de casas que nunca mais serão vigiadas? A Braskem, que promete deixar a casa do BBB mais “cada vez mais sustentável” é, irônica e terrivelmente, a responsável pelo maior crime ambiental da história das Alagoas, que transformou bairros da capital alagoana em verdadeiros bairros-fantasmas. Casas abandonadas às pressas. Gente amontoada na casa de parentes que moram em outras regiões e muita, mas muita gente, sem ter pra onde ir. Simplesmente ocasionando o maior afundamento de solo da América do Sul. Os bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro, Bom Parto e parte do Farol foram desocupados.

Eu estive em Maceió há 3 meses e presenciei, atônito e indignado, as casas, obras, escolas, creches, prédios abandonados às pressas por conta da insana busca por lucro e expansão do capital de uma empresa que levou à ruína bairros, ruas e, principalmente, VIDAS. A sensação de um cenário de guerra, uma região devastada pela sanha cruel de uma mineradora/petrolífera para a qual a vida humana é um simples detalhe a ser descartado na sua busca incessante de novas fontes de dinheiro e poder.

Muita gente nunca mais conseguiu voltar “ao normal” depois de terem o solo onde plantaram sua vida deteriorado, ameaçado e afundado pela, agora, patrocinadora “sustentável” da “casa mais vigiada do Brasil”. Não é razoável nem humano deixar uma casa cinematográfica sustentável enquanto se acaba com a sustentabilidade de uma cidade e de muitas pessoas no maior crime ambiental urbano do mundo. O dinheiro investido no BBB custou e ainda custa a vida e a saúde de muita gente. Muita GENTE.

Enquanto o solo de Maceió cede, literalmente, pela ganância capitalista e selvagem da BRASKEM, junto minha voz, ainda que tão insignificante aos milhares de alagoanos atingidos pela barbárie voraz da empresa “tão preocupada com sustentabilidade”. Reforço a luta, entre tantos, da Igreja Batista do Pinheiro, que resiste contra tudo e contra todos, na luta por JUSTIÇA e reparação dos danos. Não a vergonhosa “ajuda de aluguel social” que obrigam os antigos moradores a aceitarem, ou não receberão nada, a não ser que estejam dispostos à inglória luta judicial.

O silêncio e, agora, conivência da Globo a esse crime ambiental, trazendo seu principal causador à imagem de empresa sustentável, querendo “limpar o nome” da BRASKEM deve ser amplamente denunciado. Não dá pra “passar pano”. É uma empresa que acabou com o sonho da casa própria de muita gente querendo se passar de boazinha ao financiar “a casa mais vigiada do Brasil”.

Chega de silêncio! Que a justiça flua como um rio... e a sustentabilidade chegue para todos. Ou é para todos ou não será para ninguém. E que o crime seja punido e não presenteado com espaço de “lavagem de imagem” em horário nobre.

Chega! É hora da justiça!

**Este artigo não reflete, necessariamente, a opinião da Revista Fórum.