Imprensa livre e independente
19 de setembro de 2014, 07h09

Pesquisa Datafolha – Dilma amplia vantagem sobre Marina: 37% a 30%

Em segundo turno, diferença a favor da candidata do PSB, que chegou a ser de dez pontos no final de agosto, agora é de dois, configurando empate técnico

Em segundo turno, diferença a favor da candidata do PSB, que chegou a ser de dez pontos no final de agosto, agora é de dois, configurando empate técnico Por Redação O Instituto Datafolha divulgou, na madrugada desta sexta-feira (19), nova pesquisa de intenção de voto sobre a corrida presidencial. Nela, a candidata do PT à reeleição, Dilma Rousseff, aparece à frente dos adversários, com 37%, seguida por Marina Silva (PSB), com 30%, e Aécio Neves, que tem 17%. Luciana Genro (Psol), Eduardo Jorge (PV) e Pastor Everaldo (PSC) têm 1% cada, e os demais presidenciáveis não pontuaram. Brancos e nulos...

Em segundo turno, diferença a favor da candidata do PSB, que chegou a ser de dez pontos no final de agosto, agora é de dois, configurando empate técnico

Por Redação

O Instituto Datafolha divulgou, na madrugada desta sexta-feira (19), nova pesquisa de intenção de voto sobre a corrida presidencial. Nela, a candidata do PT à reeleição, Dilma Rousseff, aparece à frente dos adversários, com 37%, seguida por Marina Silva (PSB), com 30%, e Aécio Neves, que tem 17%. Luciana Genro (Psol), Eduardo Jorge (PV) e Pastor Everaldo (PSC) têm 1% cada, e os demais presidenciáveis não pontuaram. Brancos e nulos são 6%, e indecisos, 7%.

Em relação à última pesquisa, realizada nos dias 8 e 9 de setembro, Dilma e Aécio oscilaram positivamente dentro da margem de erro, 1 e 2 pontos cada um, enquanto Marina caiu três pontos percentuais. A rejeição à candidata do PSB também aumentou, e nesse quesito ela aparece pela primeira vez à frente de Aécio Neves: 22% a 21%. A presidenta tem 33%.

Na simulação de um confronto entre Dilma e Marina na reta final, elas aparecem em situação de empate técnico, com 46 e 44 pontos, respectivamente. Se o segundo turno ocorresse entre Dilma e Aécio, a petista teria 49 pontos, e o tucano, 39.

Veja também:  Aécio não deve ser expulso do PSDB

Votos por regiões

Das cinco regiões geográficas do país, Dilma lidera em quatro, sendo que sua maior vantagem acontece no Norte, onde lidera com 49%, vindo na sequência Marina, com 28%, e Aécio, 9%. Cenário similar ocorre no Nordeste, onde a candidata à reeleição tem 49%, Marina conta com 32%, e Aécio, 8%.

A presidenta está à frente com folga no Sul, com 35% das intenções de voto contra 25% da ex-senadora e 22% do tucano. No Centro-Oeste, volta a estar à frente de Marina, com vantagem apertada (32% a 31%), e Aécio tem 23%. A região Sudeste tem a candidata do PSB na dianteira, com 32%, Dilma tem 28% e Aécio, 20%.

A avaliação do governo permanece praticamente estável em relação à última sondagem, com 37% de ótimo/bom, 38% de regular e 24% de ruim/péssimo.

A pesquisa foi encomendada pelo jornal Folha de S. Paulo e pela TV Globo. Para realizá-la, o Datafolha ouviu 5.340 mil eleitores em 265 municípios entre os dias 17 e 18. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

Veja também:  Sargento preso em avião presidencial tentou fingir que cocaína era “queijo com goiabada”

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum