Fórum Educação
13 de abril de 2020, 16h35

Exclusivo: Pesquisa Fórum revela que 81% apoiam isolamento e 18% conhecem alguém com Coronavírus

A Pesquisa Fórum entrevistou 956 pessoas por painel e traz resultados impactantes sobre o Coronavírus, governo Bolsonaro e governadores

Agentes do Serviço de limpeza do Rio lavando calçadas e ruas (Foto: Fotos Publicas)

Por Renato Rovai, Dri Delorenzo e Plínio Teodoro

A primeira Pesquisa Fórum, feita em parceria com a Offerwise (saiba mais sobre a metodologia aqui), traz resultados bastante impactantes em relação à defesa da quarentena e do isolamento, à quantidade de pessoas que já conhecem alguém próximo que teve Coronavírus e sobre como a população tem visto a ação do presidente Jair Bolsonaro, do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e dos governadores de estado em meio a essa crise.

Os resultados e recortes do levantamento serão divulgados em várias reportagens entre hoje e quinta-feira (16), quando o pdf da Pesquisa Fórum será disponibilizado em sua íntegra no site da Fórum.

Veja também: Pesquisa Fórum ouve 956 pessoas de todo o Brasil

Nesta primeira reportagem, destacamos os dados das perguntas relativas ao Coronavírus.

De acordo com a Pesquisa Fórum, 81% dos entrevistados dizem que são a favor do isolamento social para enfrentar a pandemia do coronavírus. Apenas 13% se dizem contra e 5% não sabem.

Nesse universo, 43% dizem estar cumprindo completamente a quarentena e apenas 15% afirmam não ter alterado a rotina de trabalho no período, outros 18% afirmam que trabalham bem menos do que antes, 16% estavam desempregados e 3% ficaram desempregados durante a pandemia.

Parentes, amigos e conhecidos com Coronavírus

Um dado que chama à atenção é que 18% dos pesquisados dizem conhecer alguém próximo – amigo ou parente – que foi diagnosticado com a doença, sendo que destes 52% conhecem uma pessoa infectada e os outros 48% têm contato com mais de uma pessoa com o vírus.

Entre as pessoas que responderam à pesquisa, 7% dizem ter tido sintomas de Covid-19 e ficaram de quarentena, diante de 89% que relataram não ter contraído a doença – 4% não respondeu.

A Pesquisa Fórum foi realizada pelo sistema de Painel da Offerwise sob a supervisão técnica do consultor Wilson Molinari. Foram realizadas 956 entrevistas de 8 a 11 de abril.

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum