Pesquisa Fórum: 38% dos brasileiros com renda tiveram redução salarial durante crise do Coronavírus

Considerada a base total do país, incluindo aposentados e desempregados, 29% dos brasileiros dizem ter tido alguma redução de renda

A primeira Pesquisa Fórum, feita em parceria com a Offerwise (saiba mais sobre a metodologia aqui), mostra que dos entrevistados que não estavam desempregados, 726 pessoas de uma base geral da pesquisa de 956, 38% informou ter tido diminuição da sua renda, contra 52% que disse estar conseguindo manter a remuneração anterior.

Dez porcento dos consultados não sabia informar ou se recusou a responder essa questão.

Na base total de entrevistados da Pesquisa Fórum, 12% informou estar desempregado antes da crise do Coronavírus, 10% se disse aposentado e 3% não quis informar sua situação trabalhista. Isso que explica a diminuição da base de entrevistados quando a pergunta é sobre a perda de renda.

Se for considerada a base total do país, incluindo aposentados e desempregados, 29% dos brasileiros dizem ter tido alguma redução de renda neste período.

Leia também: Pesquisa Fórum revela que 81% apoia isolamento e 18% conhecem alguém com Coronavírus

Entre os que tiveram redução (uma base de 275 pessoas das 956 pesquisadas), 14% teve uma redução de 100% da sua renda. Isso significa 4% da população total do país.

Além desses, 23% dessa base teve redução de 51% a 70%; 30% teve redução de 26% a 50% da renda; e 33% teve até 25% de diminuição.

Considerando a previsão de especialistas em saúde de que o pior momento da crise do Coronavírus ainda não chegou no país, esses dados revelam o potencial estrago na economia e no poder de compra da família brasileira, que deve diminuir muito nos próximos meses.

Até quinta-feira (16) serão publicados recortes do levantamento e nesta data o pdf da íntegra da Pesquisa Fórum será disponibilizado no site.

A Pesquisa Fórum foi realizada pelo sistema de Painel da Offerwise sob a supervisão técnica do consultor Wilson Molinari.Foram realizadas 956 entrevistas de 8 a 11 de abril.

Avatar de Renato Rovai

Renato Rovai

Jornalista, mestre em Comunicação pela ECA/USP e doutor pela UFABC. Mantém o Blog do Rovai. É editor da Fórum.