Fórum Educação
21 de Maio de 2020, 17h24

Pesquisa Fórum: 74% dos brasileiros se informam sobre política através de sites de notícia

A Revista Fórum é a principal fonte de informação sobre o tema para 8% dos entrevistados, maior índice entre os veículos progressistas citados na pesquisa

A 2ª edição da Pesquisa Fórum, realizada neste mês de maio em parceria com a Offerwise, revela que 74% dos brasileiros utilizam sites de notícia para se informar sobre política. O dado evidencia a crescente preferência por veículos digitais no lugar dos meios tradicionais de informação.

Do total de brasileiros entrevistados, 7,9% dizem se informar entre outros veículos pela Revista Fórum. A margem de erro da pesquisa é de 3,2%.

Entre os entrevistados que disseram se informar sobre política em sites de notícias, a maioria é homem (77,1%). A faixa etária onde essa taxa é mais alta é entre os que têm de 35 a 44 anos (82%). Mas ela também é alta entre os que têm 60 anos ou mais (79,2%).

Na faixa dos que têm ensino superior completo 87,7% dizem se informar por sites de notícias. Na região Centro-Oeste do país este índice é de 80,8%. E entre os funcionários públicos de 87,1% e 85% dos empresários.

Quem são os leitores da Fórum

Entre os brasileiros que afirmaram se informar também pela Revista Fórum, o público que se destaca é o de 60 anos ou mais. Nesta faixa 16% se informam pela Fórum. Mas o índice de leitores entre os mais jovens também é significativo, 7,3%.

Ainda de acordo com a pesquisa, entre os funcionários públicos 15,5% leem a Fórum e 16% dos profissionais liberais. Entre os aposentados, 10,8%, e entre os estudantes, 9%.

Na distribuição por escolaridades e faixa de renda, entre os leitores que possuem ensino superior 13,9% leem a Fórum e entre os que ganham de 10 a 20 salários mínimos, 19%.

A pesquisa também mostra que há uma equivalência de leitores da Fórum entre as regiões do Brasil, mas a maior porcentagem está no Centro-Oeste (10,3%). A Fórum, também tem boa presença nos estados do Nordeste (8,2%) e tem 9,4% dos leitores do Rio de Janeiro, 8,2% em Minas Gerais e 66,6% em São Paulo.

A Pesquisa Fórum, realizada em parceria com a Offerwise sob consultoria de Wilson Molinari, ouviu 1.000 pessoas de todas as regiões do Brasil entre os dias 14 e 17 de maio e tem uma margem de erro de 3,2 pontos porcentuais, para cima ou para baixo. O método de coleta foi o uso de painel online e a coleta de informações representa em parcela a população brasileira. (Saiba mais aqui sobre a metodologia.)


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum