O que o brasileiro pensa?
19 de maio de 2020, 18h53

Pesquisa Fórum aponta queda de 20% em aprovação do governo Bolsonaro na ação contra Coronavírus

No intervalo de um mês, levantamento feito em parceria da Revista Fórum com o Painel Offerwise também mostra queda significativa na avaliação do presidente da República

Foto: Reprodução/TV Globo

Por Dri Delorenzo e Renato Rovai

A Pesquisa Fórum, realizada em parceria com a Offerwise, revela que a aprovação do governo federal na gestão da pandemia do coronavírus despencou no intervalo de um mês. Em abril, o ótimo e bom do governo era de 46%, neste mês, caiu para 26,1%. Já o número de entrevistados que consideram a atuação do governo de Jair Bolsonaro ruim e péssima teve um salto no período. Em abril eram 19,6%; neste mês, o índice de ruim e péssimo subiu para 38,5%. O percentual de pessoas que considera o governo regular se manteve estável, em abril era de 30,5% e em maio foi de 31,3%.O levantamento mostra ainda que a avaliação do presidente Jair Bolsonaro na gestão do coronavírus também teve uma sensível queda. Em abril, 38,9% dos entrevistados consideravam a atuação do ex-capitão ótima e boa, já em maio, esse índice caiu para 28,5%. Uma queda de de 10,4%. Enquanto a reprovação, assim como do governo federal, também subiu, de 35,4% em abril para 46,3% em maio. Ou seja, um aumento de 10,9%.

Vale lembrar que na Pesquisa Fórum de abril, os entrevistados também eram questionados sobre a avaliação do então ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, que tinha com 68% de ótimo e bom. O ministro acabou demitido pelo presidente, e o sucessor Nelson Teich permaneceu menos de um mês no cargo. A ausência de uma liderança na pasta pode ter contribuído para a queda na aprovação do governo federal.

Bolsonaro continua defendendo o fim do isolamento social como forma de combate ao contágio do coronavírus, medida recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Ao mesmo tempo ataca governadores e insiste em medicamentos sem comprovação científica, como a cloroquina.

A Pesquisa Fórum revela que o discurso de Bolsonaro não diminuiu a aprovação ao isolamento social. Em abril, 81,5% eram favoráveis à medida, neste mês são 78,8%. A queda se deu dentro da margem de erro da pesquisa.
Mas no que diz respeito aos ataques de Bolsonaro aos governadores, sua estratégia de repassar responsabilidades pode ter dado resultado. Em abril, 51,6% dos entrevistados achavam a atuação do governador do estado onde reside ótima e boa. Em maio, a aprovação caiu para 34,6%. O índice de ruim e péssimo subiu de 18,8% em abril para 32,6% neste mês.

A Pesquisa Fórum, realizada em parceria com a Offerwise sob consultoria de Wilson Molinari, ouviu 1.000 pessoas de todas as regiões do Brasil entre os dias 14 e 17 de maio e tem uma margem de erro de 3,2 pontos porcentuais, para cima ou para baixo. O método de coleta foi o uso de painel online e a coleta de informações representa em parcela a população brasileira. (Saiba mais aqui sobre a metodologia.)


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum