quinta-feira, 1 out 2020
Publicidade

Pesquisa Fórum inova e adota metodologia de painel

Por Dri Delorenzo, Plinio Teodoro e Renato Rovai

O consultor técnico da primeira Pesquisa Fórum, Wilson Molinari, explica que o método de coleta adotado foi o uso de painel online de consumidores. A Revista Fórum contratou a empresa Offerwise, criada em meados de 2005, com foco na América Latina.

Segundo Molinari, a Offerwise conta com 6.500.000 painelistas, em mais de 20 países. O os painelistas são pessoas recrutadas para responderem pesquisas de forma online dos mais variados temas. A Offerwise conta com aproximadamente 1.200.000 potenciais respondentes no Brasil.

Molinari explica que há basicamente três tipos de coleta: pessoal, por telefone ou online. E destaca as vantagens do Painel. “A grande vantagem é que o respondente já foi recrutado e aceitou participar e ser remunerado pelas respostas nos estudos que tenha interesse e/ou perfil para participar. No caso da Pesquisa Fórum, por ser de opinião, não existia perfil de consumidor restrito, como, por exemplo, ter conta em determinado banco, ou possuir o celular da marca X. O mais importante era manter a representatividade da população brasileira, tais como, gênero, idade, escolaridade, região, renda, etc.”

Molinari registra que pesquisas feitas em ruas ou nos domicílios costumam ter margem de erro menor. “Porém sabemos que 90% da população brasileira, possui acesso à telefonia celular, e especificamente na situação de quarentena que estamos vivendo, o método online é mais seguro do que o pessoal e sempre é menos invasivo que o telefônico”, sustenta.

Pouco usado para pesquisas de opinião no Brasil, os painéis online são adotados como método de pesquisa no mundo todo, segundo Molinari. E regulamentados pelas principais associação de pesquisa. “No Brasil, temos a APEP, na Europa, a ESOMAR, por exemplo.” E acrescenta que: “os painéis hoje são amplamente utilizados para pesquisas de satisfação, imagem de marca, qualidade de produtos e serviços, opinião, etc”.

Segundo Molinari, a margem de erro no estudo da Fórum, foi de 3,2%. E a coleta foi finalizada com 956 respondentes, entrevistados dos dias 8 a 11/4. “Fomos muito criteriosos em manter a representatividade da população adulta brasileira”, afirma.

Wilson Molinari é formado em administração de empresas com pós-graduação em Marketing e atua há 26 anos no segmento de pesquisas de opinião. É diretor da Your Route Pesquisa e já coordenou inúmeros projetos. Antes de criar a Route, foi sócio gerente da Alfacom por 23 anos e diretor de contas da Ipsos por mais 3 anos.

Redação
Redação
Direto da Redação da Revista Fórum.