Imprensa livre e independente
18 de junho de 2019, 12h52

PF prende prefeito de Florianópolis e policial que vazaria investigações

Gean Loureiro, ex-MDB, participava de organização que espionava operações policiais em condução no estado de Santa Catarina

Foto: YouTube
A PF (Polícia Federal) prendeu na manhã desta terça-feira (18) o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (sem partido, ex-MDB), o delegado Fernando Caieron, da própria PF, e o ex-secretário estadual da Casa Civil, Luciano Veloso Lima, segundo reportagem de Marcelo Tavella para o Estado de S.Paulo. Os três são suspeitos de formar uma organização criminosa que violaria o sigilo de operações policiais em Santa Catarina, além de bloquear o monitoramento de órgãos públicos. Chamada de Chabu, a operação da PF ainda cumpre outros mandados de prisão ao longo do dia, além de promover busca e apreensão em endereços dos suspeitos....

A PF (Polícia Federal) prendeu na manhã desta terça-feira (18) o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (sem partido, ex-MDB), o delegado Fernando Caieron, da própria PF, e o ex-secretário estadual da Casa Civil, Luciano Veloso Lima, segundo reportagem de Marcelo Tavella para o Estado de S.Paulo.

Os três são suspeitos de formar uma organização criminosa que violaria o sigilo de operações policiais em Santa Catarina, além de bloquear o monitoramento de órgãos públicos. Chamada de Chabu, a operação da PF ainda cumpre outros mandados de prisão ao longo do dia, além de promover busca e apreensão em endereços dos suspeitos.

De acordo com a PF, a organização criminosa era composta por políticos, empresários e policiais da PF e da PRF (Polícia Rodoviária Federal) que trabalhavam em serviços de inteligência. O grupo buscava atrapalhar investigações policiais.

Os suspeitos podem ser acusados de associação criminosa, corrupção passiva, violação de sigilo funcional, tráfico de influência e corrupção ativa.

Veja também:  Moro pode ter autorizado informalmente grampo na cela de Alberto Youssef

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum