Chanceler Ernesto Araújo nega aquecimento global: "Fui a Roma e estava frio"

Em reunião com os diplomatas do Itamaraty, o ministro das Relações Exteriores voltou a negar o aquecimento global, desta vez de forma mais explícita

Foto: Arthur Max/MRE
Escrito en POLÍTICA el
Em reunião com os diplomatas da Secretaria de Assuntos de Soberania Nacional e Cidadania, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, voltou a negar o aquecimento global, desta vez de forma mais explícita, e usou uma experiência pessoal como prova cabal. "Não acredito em aquecimento global. Vejam que fui a Roma em maio e estava tendo uma onda de frio enorme. Isso mostra como as teorias do aquecimento global estão erradas", contou, para espanto geral, segundo Guilherme Amado, da Revista Época. "Isso a imprensa não noticia", completou. O comentário veio após um diplomata do Departamento de Meio Ambiente do Itamaraty fazer uma exposição de um relatório sobre o tema a cerca de 60 outros membros da chancelaria. Em maio, Araújo já se manifestou sobre o tema em comissão da Câmara dos Deputados. O seguidor de Olavo de Carvalho afirmou que o aquecimento global é uma manipulação política para impedir o avanço do agronegócio no Brasil. No dia 25 de julho, a diplomacia brasileira enviou, pela primeira vez, representantes para reunião de instituto conhecido como o principal patrocinador do chamado "negacionismo climático".
O Brasil, que já foi referência mundial em políticas climáticas, hoje é bastante criticado no cenário internacional e corre o risco de sair do Acordo de Paris, de 2015, por iniciativa de Araújo.