Escrito en
POLÍTICA
el
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, foi alvo nesta segunda-feira (5) de diversas fake news promovidas por bolsonaristas sobre ele e sobre seu pai, Fernando Santa Cruz, vítima do regime militar. O advogado participa da edição desta noite do programa Roda Viva, da TV Cultura, e a divulgação de sua participação no jornalístico intensificou os ataques.
Felipe Santa Cruz virou um dos alvos preferidos do bolsonarismo desde que o presidente Jair Bolsonaro decidiu atacar o presidente da OAB dizendo saber como Fernando Santa Cruz, pai do advogado, foi morto durante a ditadura militar. Entre as mentiras espalhadas estão a de que Felipe mentiu sobre a morte do pai para ganhar "bolsa ditadura" e de que Fernando explodiu um quartel em Recife.
Uma delas aponta que Fernando Santa Cruz é o homem que aparece armado dentro de um carro ao lado de José Dirceu. Ironicamente, o sujeito retratado é um ex-agente do Departamento de Ordem Política e Social (Dops), Herwin de Barros, o Brucutu, como mostra checagem da Agência Lupa.
A deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) também participou do ataque a Santa Cruz e tentou desqualificar o advogado por ter sido candidato à vereador pelo PT em 2004, há 15 anos atrás.
Comunicar erro
Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar