HQ da Marvel censurado por Crivella se esgota na Bienal do Rio

Prefeito havia mandado recolher o livro que mostra uma cena em que dois personagens masculinos se beijam

Foto: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el
Não adiantou nada a censura imposta pelo prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, ao HQ da Marvel, “Vingadores, a cruzada das crianças”, na Bienal do Livro. Aliás, pelo contrário. A iniciativa estimulou as vendas. Resultado: todos os exemplares que estavam à venda em diferentes estandes se esgotaram em pouco mais de meia hora, na manhã desta sexta-feira (6). Ao longo desta semana, houve uma campanha nas redes sociais contra a HQ, pois há uma cena em que dois personagens masculinos se beijam.

Se você curte o jornalismo da Fórum clique aqui. Em breve, você terá novidades que vão te colocar numa rede em que ninguém solta a mão de ninguém

Nesta quinta (5), Crivella determinou “que os organizadores da Bienal recolhessem os livros com conteúdos impróprios para menores”. “Não é correto que elas tenham acesso precoce a assuntos que não estão de acordo com suas idades”, declarou. “Livros assim precisam estar em um plástico preto, lacrado, avisando o conteúdo”, afirmou Crivella. Resposta A direção da Bienal, em nota, havia dito que não iria retirar os livros e que daria voz “a todos os públicos, sem distinção, como uma democracia deve ser”. “Este é um festival plural, onde todos são bem-vindos e estão representados. Inclusive, no próximo fim de semana, a Bienal do Livro terá três painéis para debater a literatura Trans e LGBTQA+. A direção do festival entende que, caso um visitante adquira uma obra que não o agrade, ele tem todo o direito de solicitar a troca do produto, como prevê o Código de Defesa do Consumidor”, acrescenta a nota.