Bolsonaro se refere ao seu candidato em BH com medida usada para pesar gado: "Tá com umas 7 arrobas"

Presidente, em 2017, já havia usado o termo de forma racista para se referir aos quilombolas e, desta vez, tirou sarro do aliado Bruno Engler (PRTB); assista

Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Jair Bolsonaro aproveitou sua live semanal desta quinta-feira (29) para declarar apoio a candidatos a prefeito em algumas capitais. Um dos políticos que tem o apoio do capitão da reserva é Bruno Engler (PRTB), que postula a prefeitura de Belo Horizonte (MG) e aparece nas pesquisas com 3% das intenções de voto.

Ao fazer campanha para o seu candidato, no entanto, o presidente tirou sarro da forma física de Engler, sugerindo que ele engordou. Para isso, Bolsonaro voltou a usar o termo "arroba", unidade de medida usada para pesar gado.

"Um jovem, tá um pouquinho fora do peso... Deve ser a pandemia, ficou em casa muito tempo. Tá com pinta aqui de umas 7 arrobas", disparou, aos risos, segurando um "santinho" do candidato.

"Arroba" é um termo bastante usado por Bolsonaro e foi com essa palavra que, em 2017, ele se referiu a quilombolas, em uma declaração notadamente racista durante evento no Clube Hebraica, Rio de Janeiro. "Eu fui num quilombo. O afrodescendente mais leve lá pesava sete arrobas. Não fazem nada. Eu acho que nem para procriador ele serve mais. Mais de R$ 1 bilhão por ano é gasto com eles", disse à época.

Na live desta quinta-feira, além de Engler, Bolsonaro confirmou apoio à candidatura de Marcelo Crivella no Rio de Janeiro e de Celso Russomanno em São Paulo. Ambos são do Republicanos.

Assista ao trecho em que o presidente usa medida de gado para falar de seu aliado.

https://twitter.com/eduzation/status/1321969858410631168