Bolsonaro diz que vai buscar perdão de Putin para liberar brasileiro preso na Rússia

O motorista Robson Oliveira foi preso no ano passado por portar remédio de uso não liberado na Rússia, mas permitido no Brasil

Robson Oliveira/Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Jair Bolsonaro foi às redes sociais nesta terça-feira (6) para anunciar que vai tentar trazer de volta ao Brasil o motorista Robson Oliveira, preso em Kashira, na Rússia, desde março de 2019. O brasileiro foi detido por portar um remédio de uso não liberado no país, mas permitido no Brasil. 

O presidente afirmou que decidiu intervir no caso após pedido do jogador de futebol Felipe Melo, do Palmeiras. Ele disse que foi instruído pelo ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, a tentar contato com o presidente russo Vladimir Putin para negociar um perdão a Robson.

"O caso do motorista Robson Oliveira (trazido a mim via Felipe Melo/Palmeiras), ora preso na Rússia, é complexo, mas não impossível de ser solucionado", escreveu Bolsonaro no Facebook. "Nossa embaixada nos informou que Robson poderá ser condenado a 20 anos. A juíza do caso acaba de se aposentar e, dessa forma, o processo voltou à estaca zero", continuou.

Bolsonaro afirmou ainda que a justiça russa é "bastante rígida e independente", mas um perdão "será buscado" pelo Brasil.
"Hoje serei orientado pelo Ministro Ernesto Araújo para um possível contato com Presidente Vladimir Putin. Entramos no caso e o Brasil buscará, diplomaticamente, o retorno de Robson ao Brasil", disse.

O remédio que Robson levava consigo seria utilizado pelo sogro do meio-campista Fernando, então jogador do Spartak Moscou. Robson era motorista do jogador. Nas redes sociais, Fernando também pediu a ajuda a Bolsonaro e disse que tem pago os custos com advogados de Robson na Rússia e no Brasil.

https://www.facebook.com/jairmessias.bolsonaro/photos/a.250567771758883/2121581407990834/