Metade dos candidatos nas capitais promete cortar tarifas de transportes, diz Idec

Rio Branco (AC) e São Paulo são as cidades com maior fatia de concorrentes que incluíram tema de financiamento aos sistemas de transportes em programas

Ônibus em terminal urbano de São Paulo (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
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Análise feita pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) nos planos de governos dos candidatos às prefeituras das 26 capitais brasileiras apontou que 50,3% deles apresentaram promessas ou propostas de redução de tarifas do transporte público coletivo.

O instituto avaliou 306 candidaturas com plano de governo disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), das quais 154 falam da questão da tarifa.  

O foco do levantamento realizado pelo Idec foi identificar as propostas para financiar o custo do transporte no Brasil. Segundo o levantamento do Idec, 100% dos candidatos do PSOL e 65% dos postulantes do PT nas capitais abordam o tema.

Rio Branco (Acre) foi a cidade com a maior parcela dos candidatos que abordaram o assunto – um total de 86%. Em segundo lugar, ficou São Paulo, com 79%.

“É extremamente importante que as prefeituras adotem ações para a redução do preço da tarifa cobrada dos usuários”, disse Rafael Calábria, especialista em mobilidade do Idec. “Além de buscar reduzir os custos do sistema e torná-lo mais eficiente, as cidades precisam buscar outras formas para pagar ou financiar o custo do transporte que não seja apenas usando a tarifa paga pelos passageiros”, afirmou.

Os constantes aumentos de tarifas têm impacto grande na vida dos usuários de transportes. A pesquisa de mobilidade da Rede Nossa São Paulo deste ano mostra que mais de 70% dos entrevistados já deixaram de usar ônibus em algum percurso que precisavam por causa do preço da tarifa. E 44% deixaram de ir a alguma unidade de saúde ou hospital por não poderem pagar a passagem.

Propostas descritas

Entre os candidatos que abordam os instrumentos que irão adotar para baratear a tarifa. a principal ideia que surgiu foi a criação de um Fundo Municipal de Transportes, com 21 menções. O uso de alguma forma do próprio orçamento para subsidiar a tarifa foi citado 16 vezes. A seguir, aparecem alguma taxação ou recurso proveniente de estacionamentos privados ou rotativos (12 menções); propostas de colher recursos de empresas privadas, ou debater no âmbito federal a modificação do formato do vale-transporte, com 9 menções; e usar propaganda nos veículos, pontos e terminais ou outra forma de exploração comercial, com 9 citações.

Veja abaixo a posição das capitais conforme o número de candidaturas que falam em baratear a tarifa do transporte, de acordo com o levantamento do Idec.