Bolsonaro pede voto em ex-juiz que quis inocentar PMs do Carandiru

Presidente diz que candidato a prefeito de Santos teve “coragem tomar decisões positivas favoráveis aos policiais militares”; em live, ele abriu apoios em eleições municipais

Jair Bolsonaro durante live (Foto Reprodução YouTube)
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse nesta quinta-feira (5), durante sua live semanal, que apoia o desembargador aposentado Ivan Sartori para ser eleito prefeito de Santos (SP). Segundo o titular do Planalto, ele teve “coragem tomar decisões positivas favoráveis aos policiais militares no caso Carandiru”.

Em 27 de setembro de 2016, o Tribunal de Justiça de São Paulo anulou os julgamentos que condenaram 74 policiais militares pelas 111 mortes de presidiários que ocorreram no Complexo do Carandiru, zona norte de São Paulo, em 2 de outubro de 1992. O caso ficou conhecido como Massacre do Carandiru. O relator do caso era Sartori, que queria não só a anulação, como a absolvição dos PMs.

Na live, Bolsonaro disse que, muitas vezes, políticos e até juízes tomam decisões pautados pelo que “sai na imprensa”. E elogiou Sartori, que concorre à Prefeitura de Santos pelo PSD, por não ter agido assim no caso. “Ele leu os autos e tomou a decisão.”

Outros candidatos

Durante a transmissão, Bolsonaro mostrou cartazes de alguns dos candidatos que ele apoia pelo país nas eleições municipais do próximo dia 15. Inicialmente, o capitão reformado havia dito que não se envolveria no primeiro turno do pleito, mas recuou.

Ao falar de seus candidatos em Belo Horizonte e São Paulo, capitais cujos prefeitos concorrem à reeleição – e não são apoiados por ele -, Bolsonaro retomou seu ataque às medidas de quarentena e distanciamento social tomadas por autoridades estaduais e municipais para evitar uma maior propagação do novo coronavírus.

“Se as medidas que seu prefeito tomou durante a pandemia para fechar tudo, se foi bom para você, vota nele. Se não, pode votar em outro”, afirmou, mostrando os concorrentes que ele apoia em cada uma das duas capitais.