Após assédio contra Isa Penna, Fernando Cury é afastado pelo Cidadania

O parlamentar aparece em vídeo chegando por trás da parlamentar do PSOL e apalpando os seios dela

Fernando Cury | Foto: Alesp
Escrito en POLÍTICA el

O presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, anunciou nesta sexta-feira (18) que o deputado estadual Fernando Cury (Cidadania-SP) ficará afastado da legenda até apuração completa de procedimento disciplinar contra o parlamentar que aparece apalpando os seios da deputada Isa Penna (PSOL-SP) durante sessão da Alesp. Penna denunciou assédio sexual por parte do colega.

"O Deputado Estadual Fernando Cury fica liminarmente afastado de todas as funções diretivas partidárias, em todas as instâncias, bem como de todas as funções exercidas em nome do Cidadania, inclusive junto à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo", diz o documento divulgado pelo partido, que classificou o episódio como "grave".

A situação ocorreu na quarta-feira e foi denunciada por Penna na quinta-feira. A deputada foi até a tribuna da Alesp exigir respeito e anunciar que tomaria as medidas cabíveis contra Cury.

“Eu fui assediada, eu fui apalpada na lateral do meu corpo pelo deputado Fernando Cury, do partido Cidadania. O vídeo já vai estar disponível e eu vou entrar com um boletim de ocorrência e com uma representação. Certamente não é um caso isolado. A gente vê a violência política e institucional o todo tempo contra as mulheres. O que dá direito a alguém a encostar em uma parte íntima do meu corpo? O meu peito é íntimo. É o meu corpo. Eu estou pedindo pelo direito de ficar de pé e falar com o presidente da Assembleia Legislativa sem ser assediada”, afirmou a deputada. Confira aqui o discurso na íntegra.