Rosângela Moro diz que não lembra de ministro da Saúde médico antes de Mandetta; Brasil teve 9 desde 1995

País teve inúmeros médicos ocupando o Ministério da Saúde nos últimos 25 anos; esposa de Moro disse em entrevista não se recordar, mas Fórum relembra. Confira

Escrito en POLÍTICA el

Em entrevista ao jornal Gazeta do Povo divulgada nesta quarta-feira (2), a advogada Rosângela Wolf Moro, esposa do ex-ministro Sérgio Moro, falou sobre seu posicionamento crítico à condução do governo de Jair Bolsonaro nas medidas de enfrentamento ao coronavírus.

Ao tratar do assunto, Rosângela elogiou o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que já foi, inclusive, cotado para formar uma chapa com seu marido, Moro, para concorrer à presidência em 2022. Mandetta foi demitido após discordâncias com Bolsonaro, já que defendia o isolamento social, enquanto o presidente queria relaxar as medidas de restrição contra o contágio da Covid-19.

De acordo com a advogada, Mandetta lhe dava um "alento" pelo fato de ser médico. Ela revelou ainda que não se recorda de outro médico ocupando o Ministério da Saúde antes dele.

"Eu não sou comentarista. Não é a minha função. Mas, quando se trata de medicina, que é minha área, o trabalho é com a ciência, não é achismo. Achismo é um perigo. Vamos ouvir os médicos. Me dava uma certa tranquilidade saber que o ministro da Saúde era um médico. Porque eu não me lembro de um ministro da Saúde anterior ao Henrique Mandetta que fosse médico, e de um médico que está sempre em eventos, em congressos, que tinha alguma experiência com o SUS. Dava sim um alento", declarou.

Rosângela, no entanto, está bem esquecida. A maior parte dos ministros da Saúde antes de Mandetta eram médicos. Para se ter uma ideia, nos últimos 25 anos foram 9 médicos que ocuparam a pasta, em diferentes governos, desde Fernando Henrique Cardoso, passando por Lula até Dilma Rousseff. Antes de Bolsonaro assumir, Michel Temer, em 2016, nomeou para o ministério o deputado Ricardo Barros, que não é médico.

Confira, abaixo, o levantamento feito pela Fórum dos ministros da Saúde com formação em medicina desde 1995.

  • Adib Jatene - 1995 a 1996 (governo FHC)
  • José Carlos Seixas - 1996 (governo FHC)
  • Carlos Albuquerque - 1996 a 1998 (governo FHC)
  • Humberto Costa - 2003 a 2005 (governo Lula)
  • José Saraiva Felipe - 2005 a 2006 (governo Lula)
  • José Gomes Temporão - 2007 a 2010 (governo Lula)
  • Alexandre Padilha - 2011 a 2014 (governo Dilma)
  • Arthur Chioro - 2014 a 2015 (governo Dilma)
  • Marcelo Castro - 2015 a 2016 (governo Dilma)

Temas