Miriam Leitão diz que Bolsonaro ofende o cargo que ocupa: “é assim que as democracias morrem”

Ela ainda pergunta: “até quando as instituições brasileiras permanecerão tão incapazes de responder a um chefe do Executivo que quebra o decoro da instância máxima da República?”

Foto: Montagem
Escrito en POLÍTICA el

A jornalista e comentarista econômica da Rede Globo, Miriam Leitão, publicou coluna no jornal O Globo, com o título "A Presidência desonrada", e fez dura fala no Bom Dia Brasil, nesta quarta-feira (19), a respeito das ofensas do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido-RJ) à repórter da Folha, Patrícia Campos Mello.

Para a jornalista, “Bolsonaro avilta a Presidência da República. Ao caluniar e difamar uma jornalista com uma afirmação machista e uma insinuação sexual, ele não atinge só a Patrícia Campos Mello. Num efeito bumerangue, Bolsonaro desrespeita o próprio cargo que ocupa”. 

Ela ainda pergunta “até quando as instituições brasileiras permanecerão tão incapazes de responder a um chefe do Executivo que quebra o decoro da instância máxima da República?”.

Miriam Leitão lembra que o espetáculo de ofensas se repete todas as manhãs. “A lista dos alvos do presidente é imensa: os governadores, os portadores de HIV, os indígenas, os ambientalistas, a primeira-dama da França, os estudantes, Paulo Freire”.

Ao final, a jornalista faz um alerta: “é assim que as democracias morrem. Elas vão sendo desmoralizadas aos poucos, as instituições vão se omitindo e se cansando das batalhas diárias, as pessoas vão se acostumando aos absurdos. O país passa a achar normal o que é na verdade inconcebível e acaba por aceitar o inaceitável, como um presidente que ofende o cargo que ocupa. E assim nascem as tiranias”.