Mandetta reforça que há falta de evidências sobre cloroquina contra coronavírus e exalta Braga Netto

Questionado sobre pedido de demissão, o secretário Wanderson de Oliveira disse que os integrantes do Ministério da Saúde estão "muito cansados"

Escrito en POLÍTICA el

Durante coletiva realizada nesta quarta-feira (15), o ministro da Saúde, Henrique Mandetta, voltou a criticar o uso generalizado da cloroquina e da hidroxicloroquina, como seguidores do presidente Jair Bolsonaro tem pregado. Na iminência de ser exonerado, Mandetta ainda elogiou o "presidente operacional" Walter Braga Netto.

"O Ministério da Saúde fazer um protocolo e recomendar o uso geral da cloroquina para as pessoas fora do ambiente hospitalar porque isso vai solucionar o problema? Hipócrates já dizia: Demonstre. Ou você se baseia na ciência ou fica 'eu acho'. O 'eu tenho visto muitos casos', 'a impressão que eu tenho' em ciência é a pior evidência. Os estudos de relato de casos são os mais frágeis", afirmou.

Mandetta disse que o ministério segue recomendando o medicamento em pacientes graves, mas que cabe ao médico decidir se deve mesmo ser usado. "Estamos custeando projetos para responder isso. O mundo inteiro pesquisa. O planeta Terra todo está pesquisando. É da ciência que nós vamos ter as melhores respostas", completou.

Ele ainda disse que um dos temores da equipe era o das pessoas se automedicarem com cloroquina e abandonarem o isolamento social.

Demissão de Wanderson

Questionado sobre o pedido de demissão, o Secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira, negou que tenha pedido pra sair diretamente. "Estamos muito cansados. Eu não pedi demissão diretamente. A mensagem foi: vamos nos preparar para sair junto do ministro Mandetta", disse.

"Chegou um momento que nós entendemos que vários dos processos estão bem adiantados. Essa etapa da emergência é muito mais da assistência do que da Vigilância. Mas eu não vou deixar o ministro, estamos juntos. Não teve um motivo específico: estamos cansados", relatou.

Braga Netto

O ministro também elogiou efusivamente o ministro da Casa Civil, Walter Braga Netto - o "presidente operacional". "Ministro Braga Netto, a coordenação que ele faz do grupo de trabalho é brilhante, é fantástica. Tem o domínio total dessa situação, conhece cada item que é necessário", afirmou.

"Tá tudo muito bom para trabalhar, mas precisa de um 'vamos por aqui'", disse, referindo-se a Bolsonaro.

https://www.youtube.com/watch?v=D3b6HmPAxuM