Na eminência de ser demitido, Mandetta readmite secretário Wanderson de Oliveira

O ministro da Saúde disse que, se for pra sair, toda a equipe sairá junta

Wanderson Oliveira e Luiz Henrique Mandetta (Foto: José Dias/PR)
Escrito en POLÍTICA el

O ministro da Saúde, Henrique Mandetta, disse em entrevista coletiva realizada nesta quarta-feira (15) que o Secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira, permanece no cargo. O assessor havia pedido demissão por enxergar que "gestão do Mandetta acabou”.

"Wanderson pediu demissão, mas não aceitei. Estamos juntos e vamos sair todos juntos" , disse o ministro, citando também o secretário executivo da pasta, João Gabbardo. Gabbardo chegou a ser cotado para substituir Mandetta por ser próximo do deputado federa Osmar Terra (MDB-RS).

Wanderson publicou uma carta de demissão nesta quinta dizendo que Mandetta está esperando ser demitido e, por isso, decidiu deixar o posto. O secretário está há 16 anos atuando no Ministério da Saúde.

Horas antes da coletiva, Mandetta disse em conversa com deputados da Comissão Independente do Coronavírus, que esse é o “último ou penúltimo” dia dele no comando do Ministério.

Mandetta tem enfrentado duros embates com o presidente Jair Bolsonaro em razão da insistência do ex-capitão em se opor ao isolamento social como forma de conter o novo coronavírus, pregado pela Organização Mundial da Saúde e defendido por técnicos do ministério.

Bolsonaro chegou a ameaçar demitir o ministro na última semana, mas desistiu após pressões do Congresso e da ala militar do governo.