PF investiga Paulo Skaf por desvio de dinheiro em campanha ao governo de SP

Inquérito foi instaurado a partir de um relatório do Coaf, que identificou transações suspeitas realizadas pelo Sesi e Senai a um fornecedor do empresário

Paulo Skaf e Jair Bolsonaro (Reprodução/Redes sociais)
Escrito en POLÍTICA el

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf (PMDB), é alvo de uma investigação sigilosa da Polícia Federal e Ministério Público sobre supostos desvios de dinheiro durante a campanha do empresário ao governo do estado de SP em 2014. Os documentos da operação foram obtidos pela revista Veja.

O inquérito foi instaurado a partir de um relatório do Coaf, que identificou transações financeiras suspeitas realizadas pelo Sesi e Senai de São Paulo, ambos comandados por Skaf. Investigadores apontam que recursos das duas instituições foram desviados para fornecedores da campanha de Skaf.

A investigação, por tanto, pode atrapalhar os planos do empresário em possíveis novas eleições. Skaf já concorreu ao governo de São Paulo em 2010, 2014 e 2018, mas nunca chegou no segundo turno. Ele então se aproximou de Jair Bolsonaro em tentativa de ganhar mais popularidade.

A relação, no entanto, não é bem vista por membros do Aliança pelo Brasil. Aliados do presidente resistem à possibilidade de Skaf assumir o diretório da legenda na capital paulista.