New York Times: 'ameaças de golpe abalam o Brasil'

De acordo com destaque no jornal, o país vive uma crise que ameaça “desmantelar a maior democracia da América Latina”

Jair Bolsonaro (Foto: Isác Nobrega/PR)
Escrito en POLÍTICA el

O jornal estadunidense The New York Times publicou em matéria com destaque na capa da versão impressa que o presidente Jair Bolsonaro tem feito “ameaças de golpe abalam o Brasil com aumento das mortes por vírus”.

“Enquanto o Brasil se recupera de sua pior crise em décadas, o presidente Bolsonaro e seus aliados estão usando a perspectiva de intervenção militar para proteger seu poder”, diz a matéria, assinada por Simon Romero, ex-correspondente do jornal no país, Letícia Casado e Manuela Andreoni.

“As ameaças estão girando em torno do presidente: as mortes por vírus no Brasil são agora as mais altas do mundo. Os investidores estão fugindo do país. O presidente, seus filhos e aliados estão sob investigação. Sua eleição pode até ser anulada", diz o texto.

"A crise tornou-se tão intensa que algumas das figuras militares mais poderosas do Brasil alertam para a instabilidade - enviando estremecimentos que poderiam assumir e desmantelar a maior democracia da América Latina”, diz a matéria, que traz as brigas no último mês entre o presidente, sua prole e seus asseclas, com o Legislativo e com o Judiciário, e as frequentes ameaças e desafios a outros Poderes e instituições.

“Em vez de de denunciar a ideia, o círculo mais próximo do presidente parece estar clamando para que os militares entrem na briga. De fato, um dos filhos do presidente, um congressista que elogiou a antiga ditadura militar do país, disse que uma ‘ruptura’ institucional semelhante era inevitável”, publicou o jornal.