PF apreende R$ 748 mil em dinheiro na casa de assessor de Beltrame, presidente do Conass

Peter Cassol é responsável pelas despesas da Secretaria de Saúde, pasta comandada por Alberto Beltrame no Pará

Alberto Beltrame (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Escrito en POLÍTICA el

Em operação iniciada na manhã desta quarta-feira (10), a Polícia Federal apreendeu mais de R$ 748 mil em dinheiro na casa de Peter Cassol, secretário-adjunto de Gestão Administrativa da Secretaria de Saúde do Pará, pasta chefiada por Alberto Beltrame. A informação é do portal Antagonista.

A PF também realizou busca e apreensão na casa do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB). A Operação Bellum tem como objetivo apurar possíveis fraudes na compra de respiradores pelo governo do estado durante a pandemia do coronavírus.

Além de Barbalho e Beltrame, que também é presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), outras onze pessoas são alvos nesta quarta, dentre sócios da empresa investigada e servidores públicos estaduais.

Compras superfaturadas

Diálogos que constam no processo da operação revelam intimidade do governador do Pará com André Felipe de Oliveira da Silva, lobista da SKN Importadora, que teria vendido respiradores ao estado com suspeitas de superfaturamento de 86,6%.

Segundo a corporação, metade do valor total da compra foi pago de forma antecipada, mas os respiradores foram entregues com grande atraso, eram diferentes do modelo comprado e ‘inservíveis’ no tratamento no coronavírus. Os equipamentos acabaram sendo devolvidos.

Temas