Lula participa de debate com Alberto Fernández sobre rumos da América Latina

O encontro virtual, promovido pela Universidade de Buenos Aires, será realizado na próxima sexta-feira

Reprodução/Twitter
Escrito en POLÍTICA el

O ex-presidente Lula divulgou em suas redes sociais neste domingo (21) que irá participar de um debate com o presidente da Argentina, Alberto Fernández, na próxima sexta-feira (26) sobre a América Latina após a pandemia do novo coronavírus.

O anúncio do encontro virtual, realizado pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Buenos Aires (UBA), foi feito por Adolfo Pérez Esquivel, vencedor do prêmio Nobel da Paz. "Nesta sexta-feira, 26 às 15h, estaremos conversando sobre a América Latina com nossos colegas Alberto Fernández e Lula. Um diálogo virtual organizado por UBA Sociales. Não percam!", tuitou o ativista, que também é professor na universidade.

Enquanto o Brasil ultrapassa os 50 mil mortos e 1 milhão de infectados, a Argentina chegou a 1 mil mortos apenas no sábado. Com uma quarentena restrita imposta pelo governo de Fernández, o presidente argentino é tido como um exemplo no combate à pandemia e se contrapõe com a errática condução de Jair Bolsonaro. Fernández chegou a dizer quer ajudar Brasil a enfrentar o coronavírus.

Além disso, o governo argentino tem se empenhado em garantir o sustento às famílias que perderam a renda, "estatizou" a gestão de hospitais particulares para garantir o atendimento universal, congelou aluguéis e impostos e chegou a apresentar projeto de expropriação de empresa agroexportadora com dívida bilionária.

Em entrevistas, debates e transmissões ao vivo realizadas durante a pandemia, Lula tem defendido que o mundo não saíra o mesmo após o coronavírus e é preciso pensar em novos caminhos. Esse parece ser o foco do debate organizado pela UBA.

UBA e Moro

No início do mês a Faculdade de Direito da UBA se envolveu em uma polêmica em razão do convite do ex-ministro Sérgio Moro para uma conferência sobre “Combate à Corrupção, Democracia e Estado de Direito”. Após críticas de entidades estudantis, professores e servidores, a atividade foi cancelada.

Juristas ligados à faculdade que condenam a prática do lawfare – o uso da Justiça como instrumento político – apontam que Moro atuou de forma política no julgamento do ex-presidente Lula. Entre eles está Eugenio Zaffaroni, juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos.

https://twitter.com/LulaOficial/status/1274824156224331781