Weintraub é denunciado ao governo dos Estados Unidos, país para onde fugiu após demissão

Denúncia dos partidos de oposição pede para que o Departamento de Estado dos EUA "clarifique as condições em que foi cedida a entrada de Weintraub e em qual status ele permanece no país, tendo em vista que não mais representa o governo brasileiro, nem qualquer órgão internacional”

Weintraub debocha e tira foto nos EUA (Reprodução)
Escrito en POLÍTICA el

Deputados de partidos de oposição encaminharam, nesta terça-feira (23), uma denúncia à Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e ao Departamento de Estado do país norte-americano contra o ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub.

Após pedir demissão do governo, Weintraub, temendo ser preso, já que é alvo de inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF), fugiu para os EUA e entrou no país, que impôs restrição à entrada de brasileiros, usando seu passaporte diplomático de ministro, mesmo já não tendo mais cargo no governo.

Jair Bolsonaro, por sua vez, ajudou na "fuga" ao oficializar a exoneração do olavista apenas depois que ele desembarcou em Miami, na Flórida.

"Pedimos que a embaixada americana e o Departamento de Estado dos Estados Unidos clarifiquem as condições em que foi cedida a entrada de Weintraub nos EUA e em qual status ele permanece no país, tendo em vista que não mais representa o governo brasileiro, nem qualquer órgão internacional", escreveram os partidos no documento enviado aos órgãos estadunidenses.

A denúncia é assinada pelos líderes na Câmara do PT, Enio Verri (PR), do PCdoB, Perpétua Almeida (AC), do PSOL, Ivan Valente (SP), do PSB, Alessandro Molon (RJ), do PDT, Wolney Queiroz (PE),da Rede, Joenia Wapichana (RR), e o líder da Minoria na Câmara, José Guimarães (PT-CE), e os da Oposição na Câmara, André Figueiredo (PDT-CE), e no Congresso, deputado Carlos Zarattini (PT-SP). Deputados e deputadas das bancadas da oposição também assinaram o documento.

Fuga

No dia 18 de junho, depois de 14 meses no comando do Ministério da Educação, Abraham Weintraub anunciou sua saída da pasta. Pouco menos de 48 horas depois, no dia 20, ele avisava seus seguidores nas redes sociais que já estava Miami, nos Estados Unidos.

Desde o dia 24 de maio, no entanto, as autoridades americanas impedem o ingresso no país de qualquer pessoa que tenha estado no Brasil ao longo dos 14 dias anteriores à viagem. Trata-se de uma das medidas adotadas como forma de combate ao coronavírus, visto que o Brasil quase lidera em número de casos confirmados e mortes.

Com isso, desde então, tem-se questionado a ida do ex-ministro aos EUA. Se brasileiros não podem entrar no país, como Weintraub conseguiu?

De acordo com o Ministério da Educação, em nota enviada à imprensa, Weintraub chegou aos Estados Unidos como ministro e sua viagem estava relacionada com o novo cargo que ele deve ocupar no Banco Mundial.