Itaú fabrica briga com XP Investimentos, de quem detém 49% das ações, e é ironizado nas redes

Propaganda lançada pelo Itaú abriu guerra no setor de investimentos; assista

Divulgação
Escrito en POLÍTICA el

Uma propaganda lançada pelo Itaú Personalité, agência de investimentos do banco Itaú, gerou grande repercussão por trazer críticas explícitas à XP Investimentos, corretora na qual o banco possui 49% das ações.

Na peça publicitária, banco afirma que o modelo de remuneração dos agentes autônomos - que tem a XP como principal expoente do ramo - beneficia os assessores e não o investidor.

O Itaú ironiza os assessores e afirma que o que parecia um bom negócio em 2019 se mostrou ruim em 2020 e apenas foi positivo para os agentes que ganhavam comissões com os investimentos.

Guilherme Benchimol, CEO da XP, publicou uma nota no LinkeDin criticando a campanha dizendo que ela "ataca o comissionamento dos assessores na distribuição de produtos financeiros, como se ganhar dinheiro com o trabalho fosse errado".

"Sempre fomos transparentes nisso. O assessor é um empresário, um empreendedor que tem a sua própria empresa e somente sobrevive se a visão for de longo prazo, com um cliente realmente satisfeito e muita ética em todas as suas atitudes. Se ele falhar, não poderá mudar de emprego, mas, sim, fechará o seu negócio", afirma.

"A campanha do Itaú só reforça que estamos no caminho certo. [...] Tenho uma certeza: se tem algo que o banco não é, nem nunca foi, é ser feito para você", completa.

Nas redes sociais, a campanha virou piada em razão da participação societária do Itaú na empresa. "Tá, deixa eu ver se eu entendi: o Itaú ataca publicamente a XP, quando 49% da XP é do Itaú. Quem foi o publicitário que teve essa ideia?!", ironizou o usuário @ _mhsr.

Em nota enviada à Fórum, o Itaú afirma que "a campanha do Itaú Personnalité tem como objetivo ressaltar seus atributos positivos, como a plataforma aberta de produtos financeiros e o modelo de incentivos que tem como foco uma visão de longo prazo, além dos resultados e satisfação para o cliente. O Itaú Unibanco acredita que ética independe de modelo e há bons profissionais em todas as configurações, seja um agente autônomo ou um gerente de banco. O Itaú Unibanco está sempre aberto ao debate transparente e honesto, e não é diferente desta vez".

Com informações do Valor Investe

Assista à propaganda que abriu guerra no setor de investimentos:

https://www.youtube.com/watch?v=xRZqRQ1ma30

Veja a repercussão nas redes:

https://twitter.com/vtrazebad/status/1275812069489729542
https://twitter.com/_mhsr/status/1275829455781531649
https://twitter.com/RafaelPaschoare/status/1275814805878775814
https://twitter.com/faiscajuventude/status/1275839156086878209
https://twitter.com/josuenunes/status/1275808305307365377
https://twitter.com/GrassiVinicius/status/1275824457802747909