Uma propaganda lançada pelo Itaú Personalité, agência de investimentos do banco Itaú, gerou grande repercussão por trazer críticas explícitas à XP Investimentos, corretora na qual o banco possui 49% das ações.
Na peça publicitária, banco afirma que o modelo de remuneração dos agentes autônomos - que tem a XP como principal expoente do ramo - beneficia os assessores e não o investidor.
O Itaú ironiza os assessores e afirma que o que parecia um bom negócio em 2019 se mostrou ruim em 2020 e apenas foi positivo para os agentes que ganhavam comissões com os investimentos.
Guilherme Benchimol, CEO da XP, publicou uma nota no LinkeDin criticando a campanha dizendo que ela "ataca o comissionamento dos assessores na distribuição de produtos financeiros, como se ganhar dinheiro com o trabalho fosse errado".
"Sempre fomos transparentes nisso. O assessor é um empresário, um empreendedor que tem a sua própria empresa e somente sobrevive se a visão for de longo prazo, com um cliente realmente satisfeito e muita ética em todas as suas atitudes. Se ele falhar, não poderá mudar de emprego, mas, sim, fechará o seu negócio", afirma.
"A campanha do Itaú só reforça que estamos no caminho certo. [...] Tenho uma certeza: se tem algo que o banco não é, nem nunca foi, é ser feito para você", completa.
Nas redes sociais, a campanha virou piada em razão da participação societária do Itaú na empresa. "Tá, deixa eu ver se eu entendi: o Itaú ataca publicamente a XP, quando 49% da XP é do Itaú. Quem foi o publicitário que teve essa ideia?!", ironizou o usuário @ _mhsr.
Em nota enviada à Fórum, o Itaú afirma que "a campanha do Itaú Personnalité tem como objetivo ressaltar seus atributos positivos, como a plataforma aberta de produtos financeiros e o modelo de incentivos que tem como foco uma visão de longo prazo, além dos resultados e satisfação para o cliente. O Itaú Unibanco acredita que ética independe de modelo e há bons profissionais em todas as configurações, seja um agente autônomo ou um gerente de banco. O Itaú Unibanco está sempre aberto ao debate transparente e honesto, e não é diferente desta vez".
Com informações do Valor Investe
Assista à propaganda que abriu guerra no setor de investimentos:
Veja a repercussão nas redes: