Bolsonaro promete a apoiadores facilitar acesso a armas de fogo

O presidente recebeu na porta do Palácio da Alvorada membros do CACs (caçadores, atiradores e colecionadores)

Foto: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido-RJ) recebeu nesta quinta-feira (4), na porta do Palácio da Alvorada, membros do CACs (caçadores, atiradores e colecionadores). Na ocasião, ele prometeu que, ainda nesta semana, seu governo terá novidades sobre o acesso às armas de fogo no país.

“Vocês são CACs (caçadores, atiradores e colecionadores)? Dá para melhorar mais ainda, tinha problema na Justiça que eu nem sabia, foi encontrado e eu nem sabia. A IN [Instrução Normativa] 131 e tem mais INs também, então essa semana, até amanhã, tem novidade aí”, disse Bolsonaro. 

A Instrução Normativa (IN) da Polícia Federal a que Bolsonaro se referia era a que estabelece, entre outras coisas, procedimentos relativos a registro, posse, porte e comercialização de armas de fogo e munição no Sistema Nacional de Armas (Sinarm).

Bolsonaro ainda perguntou para o grupo o que mais ele poderia fazer, que não dependesse de leis, pois isto é atribuição do Congresso, para ajudar os CACs. Eles responderam com pedidos para desburocratizar o Sistema de Fiscalização Produtos Controlados pelo Exército (SisFPC).

O SisFPC é um sistema da Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC) do Exército que regula, fiscaliza e autoriza as atividades de pessoas físicas e jurídicas com produtos controlados como armas de fogo, acessórios de armas, munições, explosivos, blindagens e proteções balísticas.

"O general Porto assumiu lá há pouco tempo. Vocês já estiveram com ele? Eu posso acertar uma ida de vocês lá para conversar com ele. O que depender de decreto, portaria, a gente resolve isso aí. Lei passa pelo Parlamento”, prometeu Bolsonaro.

O general Alexandre de Almeida Porto foi nomeado no fim de março como diretor da DFPC.

Bolsonaro ainda foi convidado para visitar um clube de tiro no Gama, cidade-satélite de Brasília, e respondeu: “Se pagar a munição, pode esperar”, disse o presidente.

Após um apoiador afirmar que é cada vez maior a quantidade de mulheres nos clubes, ele disse: “Já são bravas sem armas... mas melhor tiro que peixeira”.

https://www.facebook.com/jairmessias.bolsonaro/videos/686035175564774/