PSOL, PT e PCdoB pedem explicações a Eduardo Bolsonaro por entrega de dossiê aos EUA

O dossiê antifascista do Ministério da Justiça também chegou ao Congresso Nacional nesta terça-feira

Foto: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

Deputados federais do PSOL, do PT e do PCdoB apresentaram nesta terça-feira (11) um ofício à Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados (CREDN) pedindo esclarecimento por parte de Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), presidente da comissão, sobre dossiê antifascista que ele teria enviado aos Estados Unidos.

"Em nosso entender, se verdadeiro, este gesto se configura como endosso a uma iniciativa autoritária que imputa crimes sem provas e expõe dados pessoais de centenas de cidadãs e cidadãos brasileiros", afirmam os parlamentares signatários do texto.

"Além de um desvio ético das atribuições parlamentares, a entrega deste dossiê aos EUA materializa uma lamentável subserviência àquele país, adversa aos fundamentos de nossa República e aos princípios que devem reger nossas relações internacionais, ambos expressos em nossa Constituição Federal", apontam. "No Estado Democrático de Direito, é inaceitável a perseguição de movimentos sociais, militantes e intelectuais para atender aos interesses políticos dos aliados do Presidente da República", completam.

O texto foi apresentado pela bancada do PSOL na Câmara e pelos representantes de PT e PCdoB na CREDN.

Dossiê do Ministério da Justiça

Ainda nesta terça-feira, o ministro da Justiça, André Mendonça, entregou à Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do Congresso Nacional o relatório elaborado pelo Diretoria de Inteligência da Secretaria de Operações Integradas (Seopi) contra agentes de segurança e professores antifascistas. O documento está sob confidencialidade.

Com informações do G1