"Bolsonaro estava isolado, ninguém queria ficar perto", diz diretor de documentário sobre Fórum Mundial

Filme mostra presidente dizendo a Al Gore que quer explorar a Amazônia com os EUA

Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

Marcus Vetter, diretor do documentário "O Fórum", que retrata os bastidores do Fórum Econômico Mundial, em Davos, contou que o presidente Jair Bolsonaro estava isolado no evento e que os demais chefes de Estado não queriam se aproximar do ex-capitão.

Um trecho do documentário viralizou nas redes sociais na segunda-feira (24). O vídeo mostra uma conversa desajeitada entre Bolsonaro e Al Gore, ex-vice-presidente dos EUA. Com a ajuda de um intérprete, o presidente brasileiro diz que gostaria de explorar a Amazônia com o país norte-americano. Em resposta, Al Gore, que é defensor de causas ambientais, diz: "Eu não entendi muito bem o que você quis dizer”.

Em entrevista ao jornal O Globo, o diretor Marcus Vetter diz que a cena é central para a ideia do filme. "Este é um filme sobre as elites e como homens como Bolsonaro são um sinal dos nossos tempos. As pessoas estão furiosas com essas elites, com o establishment, e por isso votam em políticos como ele, como forma de protesto. E de cara eu vi que Bolsonaro seria uma espécie de guia para essa leitura que propomos de Davos", conta.

"Chegamos com a câmera e um captador de som de 3 metros perto dele e perguntamos se poderíamos filmar. Com ajuda de um tradutor, Bolsonaro respondeu: 'Claro, sem problemas'. Ele estava isolado. Ninguém queria ficar perto do Bolsonaro", continuou.

O diretor também destaca como "centrais" a cena em que o ministro da Economia, Paulo Guedes, fala com os chefes de Estado em nome do presidente. "Ele tenta traduzir Bolsonaro. Porque esse tipo de político só chega ao poder se dizendo anti-establishment, mas no fim das contas também precisa das elites", diz.

Assista ao vídeo:

https://twitter.com/GCasaroes/status/1297923397012389890