Ministro de Bolsonaro “inaugura” obra no MA já entregue por Flávio Dino

A seguir, ele inaugura outra obra do Minha Casa Minha Vida, também financiada no tempo da ex-presidenta Dilma Rousseff

Residencial José Chagas. Foto: Divulgação
Escrito en POLÍTICA el

O ministro do Desenvolvimento Rogério Marinho estará em São Luís (MA) nesta quinta-feira (27) para “inaugurar” o Residencial José Chagas, que já foi entregue pelo governador Flávio Dino (PCdoB) no início do mês e tem até gente morando. A seguir, ele inaugura outra obra do Minha Casa Minha Vida, também financiada no tempo da ex-presidenta Dilma Rousseff.

Apesar do governo chamar de "visita" em convite e release do ministério do Desenvolvimento, o material de divulgação dos deputados da base aliada convoca para inauguração do residencial, conforme se pode ver abaixo, em banner do deputado Hildo Rocha (MDB-MA).

Os apartamentos do Residencial José Chagas, entregue por Dino dia 7 de agosto, fazem parte do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, que tirou centenas de famílias de palafitas na Ilhinha. A obra foi concebida em uma parceria entre a ex-presidente Dilma Rousseff e o governador Flávio Dino, em maio de 2016.

“Para alegrar o fim de semana: 256 famílias já estão deixando palafitas e indo para novos apartamentos que o Governo do Maranhão entregou ontem. Obrigado aos presidentes Lula e Dilma que criaram o PAC e o ‘Minha Casa, Minha Vida’. É hora de retomar obras assim, em todo o Brasil”, disse Dino no dia 08 de agosto, um dia após a inauguração do José Chagas.

Barra do Corda

O ministro de Jair Bolsonaro (Sem Partido-RJ) segue, no entanto, a sua peregrinação e inaugura, em Barra do Corda (MA), ainda nesta quinta-feira, o Residencial Nova Barra, etapas I e II.

O Nova Barra também foi erguido com recursos assegurados por Dilma, em 2013, através do ‘Minha Casa, Minha Vida. Os imóveis receberam investimento de R$ 55,1 milhões do Governo Federal e vão abrigar cerca de 4 mil pessoas.

Quem estará ao lado do ministro do Desenvolvimento, de carona nas obras de Dino, Lula e Dilma, será o senador Roberto Rocha (PSDB-MA).

A cidade de Barra do Corda é governada pelo prefeito Eric Costa (PCdoB).

Casa Verde e Amarela

O recentemente anunciado Casa Verde e Amarela, programa habitacional do governo de Jair Bolsonaro, veio para substituir o Minha Casa Minha Vida, criado por Dilma Rousseff, e realmente se parece muito em diversos aspectos, mas também há diferenças importantes, e a maior delas foi denunciada nesta terça-feira (25) por Raimundo Bonfim, colunista da Fórum e coordenador nacional do CMP (Central de Movimentos Populares).

Segundo o líder social, “ao contrário do Minha Casa Minha Vida, que atendia a parte mais carente da população, com subsídios para permitir que este segmento tivesse  acesso à moradia, o Casa Verde Amarela deixa de fora a Faixa 1, justamente as famílias mais necessitadas, com renda até R$ 1,8 mil”.