Militares veteranos chamam Bolsonaro de “traidor” durante formatura

Categoria mais defendida por presidente protestava contra aumento nos descontos sobre os benefícios após reforma da Previdência; comandante fez Bolsonaro usar máscara

Bolsonaro recebe uma máscara para usar na cerimônia do comandante da Marinha, almirante Ilques Barbosa Júnior (Foto: Alan Santos/PR)
Escrito en POLÍTICA el

Nem mesmo a categoria mais elogiada e defendida pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) está feliz com seu governo. Ele foi chamado de traidor por militares aposentados nesta quinta-feira (10), no Rio de Janeiro. Eles fizeram um protesto em frente ao Centro de Instrução Almirante Alexandrino, onde o capitão do Exército reformado participava de formatura de sargentos da Marinha. As informações são do portal UOL e de O Globo.

Lá dentro, Bolsonaro discursava  se dizendo feliz em prestigiar um evento “nessa terra maravilhosa”. Do lado de fora, contudo, cerca de 30 manifestantes — entre pensionistas, integrantes da reserva e reformados das Forças Armadas — protestavam contra os efeitos d reforma da Previdência em seus soldos.

Com faixas contra a lei 13.954/19, que mudou a Previdência dos militares, eles gritavam “Bolsonaro traidor”.

Segundo o grupo, a reforma da Previdência atingiu apenas a base. Houve aumento de descontos sobre os vencimentos, que foram reduzidos. Por outro lado, alegam que a reforma resultou em aumento de vencimentos aos generais.

“As pensionistas, que não pagavam, são tributadas agora em 10,5%, e vai aumentar mais 1% no próximo ano”, disse Zacarias Vieira, um dos manifestantes, ao UOL. “Nós [da reserva] pagávamos 7,5% e passamos a pagar 10,5%. E os generais tiveram um acréscimo de salário de quase 60%”, afirmou.

O grupo pretende fazer novo protesto contra Bolsonaro, desta vez em Brasília, no próximo mês.

Máscara, sim

Na chegada ao Rio de Janeiro, Bolsonaro era o único que não usava máscara facial. Os assessores e acompanhantes que aparecem a seu lado nas fotos oficiais estão todos com o equipamento de proteção.

No entanto, ao ser cumprimentado pelo comandante da Marinha, almirante Ilques Barbosa Júnior, o capitão do Exército reformado recebe uma máscara com insígnia da Força. A foto mostra Bolsonaro olhando meio sem jeito para o EPI.

Na próxima imagem da sequência oficial, o presidente já aparece devidamente mascarado, como exigem as regras sanitárias para a pandemia do novo coronavírus.