Em resposta a Biden, Salles acusa Partido Democrata pelos incêndios na Costa Oeste dos EUA

No entanto, por ser uma calamidade de alcance nacional, deveria ser tratada sobretudo pelo governo de Donald Trump, aliado de Bolsonaro, que ficou isento de críticas do ministro do Meio Ambiente

Jair Bolsonaro e Ricardo Salles, ex-ministro do Meio Ambiente (Reprodução/YouTube)Créditos: Reprodução/ redes sociais
Escrito en POLÍTICA el

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, respondeu às críticas de Joe Biden à falta de compromisso do governo de Jair Bolsonaro com a preservação do meio ambiente com uma estratégia típica do bolsonarismo: negou as acusações, reclamou da “hipocrisia internacional” e lançou denúncia contrária, afirmando que os recentes incêndios na Costa Oeste dos Estados Unidos são responsabilidade do Partido Democrata, que o senador representa.

A declaração aconteceu nesta quarta-feira (30), durante entrevista do ministro à CNN Brasil. Na noite anterior, durante o primeiro debate presidencial das eleições nos Estados Unidos, Biden afirmou que o governo de Bolsonaro demonstra falta de compromisso com a preservação do meio ambiente, e prometeu criar um fundo de 200 bilhões de dólares para ajudar o Brasil a recuperar as florestas, mas que estaria condicionado a uma mudança de política por parte do governo em matéria ambiental – e o país ainda ficaria sujeito a possíveis sanções econômicas caso não altere essas políticas.

Na entrevista, Salles afirmou que os comentários de Biden sobre o Brasil foram “bobagens”, e ironizou o valor do fundo proposto pelo candidato democrata, dizendo que “não é compatível com o tamanho do desafio da Amazônia”.

“Há uma hipocrisia a respeito da Amazônia e do Pantanal nesse momento, assim como aconteceu em tempos passados. Veja que a Califórnia está pegando fogo, em um governo democrata, do mesmo partido do Joe Biden, que falou aquelas bobagens no debate”, comentou Salles, lembrando que o estado é governado por Gavin Newsom, do Partido Democrata, o mesmo de Biden.

Em seguida, também lembrou que todos os estados da Costa Oeste estadunidense, onde ocorre a maioria dos incêndios, possuem governadores democratas: o Oregon é administrado por Kate Brown e o estado de Washington é liderado por Jay Inslee.

No entanto, por serem incêndios de proporção nacional, que afeta diferentes estados do país, a responsabilidade maior para enfrentá-los é do governo federal, cujo representante é Donald Trump, aliado de Jair Bolsonaro – mas que, curiosamente, ficou isento de críticas por parte do ministro Salles.