Logo após posse, Eduardo Paes abre investigação contra Crivella e publica 74 decretos

Entre as medidas estão o cancelamento de concursos, corte de cargos comissionados, revisão de aumento do IPTU entre outros

Foto: Twitter
Escrito en POLÍTICA el

Logo após tomar posse, nesta sexta-feira (1º), o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM), publicou 74 decretos no Diário Oficial. Entre eles, determinou investigações contra o prefeito anterior, Marcelo Crivella (Republicanos), e decretou a suspensão de concursos públicos, entre outras medidas de austeridade.

Paes criou uma Comissão de Investigação Preliminar para apurar possível irregularidades na Prefeitura do Rio no “QG da Propina”, episódio que levou Crivella à prisão e ao afastamento do cargo. Ele deu prazo de 30 dias para a apresentação de um relatório.

Em outra comissão, Paes vai apurar se houve irregularidade, dentro da prefeitura, com os “Guardiões do Crivella”, o grupo de assessores pagos para agredir jornalistas na porta de hospitais, a fim de atrapalhar reportagens com denúncias na saúde.

Paes também ordenou investigações sobre as obras e os contratos do Hospital de Campanha do Riocentro e sobre remédios supostamente não utilizados na saúde.

Em outras medidas, o prefeito também criou grupos de trabalho para avaliar a situação previdenciária do Rio e a possibilidade de uma reforma tributária e um plano de recuperação fiscal.

Além disso, cortou cargos comissionados, suspendeu concursos públicos — com exceção da área da saúde — e proibiu que funcionários públicos usem carro oficial para ir e voltar do trabalho.

Em outro decreto, Paes cria um plano de 100 dias de governo, com o objetivo de:

revisar a lei que aumentou o IPTU;

preparar as clínicas da família para a campanha de vacinação contra a Covid-19;

botar a Guarda Municipal em todas as estações do BRT;

apresentar o planejamento da conclusão das obras do BRT Transbrasil.

Com informações do G1