Bolsonaro volta a imitar Mussolini ao nadar em praia lotada entre seguidores

Esta não foi a primeira vez que o presidente imitou o fascista italiano, que foi fuzilado e teve seu corpo pendurado de cabeça pra baixo na Praça de Loreto, em Milão

Foto: Montagem/Arquivo
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido), parece mesmo buscar sua inspiração como governante no ditador fascista italiano Benito Mussolini. Ao nadar em meio a banhistas na Praia Grande, no primeiro dia do ano, o presidente voltou a imitar gesto do fascista.

Quem lembrou o caso e buscou fotos de arquivo foi o engenheiro e internauta Toni Bulhões. Nas imagens, Mussolini aparece em meio a outros banhistas e admiradores com pose de atleta e, ao contrário de Bolsonaro, sem camisa e exibindo boa forma física.

https://twitter.com/ToniBulhoes/status/1345331676319260672

Esta, no entanto, não foi a primeira vez que o presidente brasileiro imitou o ditador italiano colaborador de Hitler e do nazismo. Em junho do ano passado, Bolsonaro publicou, em sua conta oficial, um vídeo de um idoso proferindo frases de Mussolini no meio da rua:

“Em 1 minuto o velho italiano resumiu o que passamos nos dias de hoje”, escreveu o presidente na legenda.

“Melhor viver um dia como leão do que cem anos como cordeiro… Mais vale morrer com honra lutando pela liberdade do que ficar escondido sem coragem de ajudar seu país”, frase que é atribuída a Benito Mussolini.

De cabeça para baixo

Talvez seja bom lembrar a Bolsonaro, no entanto, que, no início de 1945, após os partigiani (guerrilheiros antifascistas) conquistarem Milão e os alemães capitularam na Itália, Mussolini foi capturado com sua amante Clara Petacci, num comboio de soldados alemães.

Os partigiani italianos interceptaram o comboio, reconheceram o líder fascista e o fuzilaram os dois. Seus corpos foram levados a Milão e expostos, pendurados de cabeça para baixo, num posto de gasolina da praça de Loreto.

Temas