PGR pede abertura de inquérito contra Pazuello por falta de oxigênio em Manaus

O pedido foi encaminhado ao Supremo Tribunal Federal neste sábado

Eduardo Pazuello - Foto: José Dias/PR/Flickr
Escrito en POLÍTICA el

A Procuradoria-Geral da República (PGR), comandada pelo procurador Augusto Aras, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) abertura de inquérito contra o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, em razão do colapso sanitário de Manaus, que ficou sem oxigênio para atender seus pacientes internados com Covid-19.

“Considerando que a possível intempestividade nas ações do representado, o qual tinha dever legal e possibilidade de agir para mitigar os resultados, pode caracterizar omissão passível de responsabilização cível, administrativa e/ou criminal, impõe-se o aprofundamento das investigações a fim de se obter elementos informativos robustos para a deflagração de eventual ação judicial”, diz trecho do pedido da PGR.

A procuradoria aponta que o Ministério já sabia do possível falta de oxigênio desde o dia 8 de janeiro, seis dias antes do ocorrido. Isso foi exposto em comunicação da Advocacia-Geral da União (AGU) e pelo próprio ministro Pazuello, em coletiva de imprensa.

Na sexta-feira (22), o ministro Ricardo Lewandowski, do STF, havia encaminhado à PGR uma notícia-crime do PCdoB contra Jair Bolsonaro e Eduardo Pazuello, ministro da Saúde.

Com informações da Folha de S. Paulo, do G1 e da CNN Brasil