"Viagem completa": deputado gaúcho desmente matéria usada por Eduardo Leite para se promover

Governador do RS usou matéria sem fonte do jornal O Globo, de que Lula teria pedido ao PT para "partir para cima" dele, afirmando que o ex-presidente estaria "preocupado"; "PT do RS não foi ouvido", diz Paulo Pimenta

Paulo Pimenta desmente matéria sobre Lula utilizada por Eduardo Leite para se promover (Reprodução)
Escrito en POLÍTICA el

O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), por meio das redes sociais, desmentiu neste domingo (10) uma matéria do jornal O Globo, com informação replicada pelo UOL, utilizada pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), para se promover.

Texto na coluna de Lauro Jardim no site do periódico fluminense informa que o ex-presidente Lula (PT) teria pedido aos seus correligionários gaúchos, em reunião, que "partam para cima" do tucano. "O ex-presidente reclamou com a bancada gaúcha que Eduardo Leite está correndo solto sem que o partido ofereça uma resistência mais aguerrida a ele", diz a matéria.

O governador, então, tentou surfar a onda. "Obrigado Lula por estar preocupado comigo. Você tem razão nesse ponto. Estamos crescendo porque vamos unir o Brasil. Pacificaremos o país que dividiram ao insistirem nessa visão de mais destruir do que construir", escreveu no Twitter.

https://twitter.com/EduardoLeite_/status/1447203946083332099

Segundo Paulo Pimenta, no entanto, a matéria é uma "viagem completa" pois não contém fonte e o PT gaúcho sequer foi ouvido.

"Essa matéria é uma ‘viagem’ completa com objetivo de ‘valorizar’ uma preocupação q nunca existiu. Não tem fonte, PT/RS não foi ouvido", disse.

"Marqueteiros do governador Eduardo Leite fazem vazar uma matéria, sem fonte, para divulgar uma suposta preocupação de Lula com ele e um suposto pedido para que o PT/RS aumentasse o tom na oposição. É a tática mais manjada de ‘se valorizar’ que eu conheço", escreveu ainda.

O parlamentar petista do RS ainda foi além: "Todo candidato com baixo desempenho em pesquisas, busca polemizar com que lidera. Governador Eduardo Leite, seu governo blindado pela mídia local é um exemplo de desprezo com o social, entrega de patrimônio e incapacidade de enfrentar nenhum dos problemas do nosso RS".

"Governador, tal reunião nunca existiu, a suposta preocupação é uma Fake news e seu nome não foi objeto de nenhum comentário. Responder notinha de coluna, sem fonte, é no mínimo deselegante. O senhor não precisa deste tipo de atitude para ter espaço na mídia", completou Pimenta.

https://twitter.com/DeputadoFederal/status/1447328338746425350

Eduardo Leite é pré-candidato à presidência pelo PSDB e disputa prévias com João Doria, governador de São Paulo, em seu partido. Ambos aparecem com menos de 2 dígitos nas pesquisas de intenção de voto, enquanto Lula lidera em todos os cenários de primeiro e segundo turno.