Quaquá reafirma defesa de palanque múltiplo no Rio e diz que não aceita censura de ninguém

Ex-prefeito de Maricá quer que Lula tenha palanque não só com a esquerda no RJ, mas também com o governador Claudio Castro (PL), que já expressou vontade de ter o presidente da Alerj, André Ceciliano (PT), em sua chapa

Lula e Washington Quaquá (Reprodução)
Escrito en POLÍTICA el

Washington Quaquá, ex-prefeito de Maricá (RJ) e membro da direção nacional do PT, reafirmou nesta quinta-feira (14), através de postagem nas redes sociais, seu apoio a um palanque múltiplo para Lula no Rio de Janeiro no âmbito de uma candidatura do ex-presidente ao Palácio do Planalto nas próximas eleições.

O PT vem costurando aliança com o PSB para apoiar a candidatura de Marcelo Freixo ao governo do estado. O governador Claudio Castro (PL), no entanto, que é tido como o candidato de Jair Bolsonaro no RJ, vem tentando formar um arco de alianças que incluiria o petista André Ceciliano, presidente da Assembleia Legislativa do estado (Alerj), como candidato ao Senado em sua chapa.

Diferente do presidente do diretório estadual do PT no Rio de Janeiro, João Maurício, Quaquá não se opõe a ideia de que seu partido suba ao palanque ao lado de Castro em prol da candidatura de Lula no âmbito nacional.

"Política não é pra amador! Prioridade no Rio é LULA! Precisamos isolar Bolsonaro e atrair o máximo de forças do centro pra esquerda para apoiar Lula! Minha posição é que o PT não tenha candidato a governador. Nosso candidato majoritário seja André Ceciliano pro Senado (Lula precisa de maioria no Senado!) e transitemos e organizemos palanque com Felipe Santa Cruz, Claudio Castro, Rodrigo Neves, Freixo e mais quem abrir pro Lula! Quero lutar pra que Lula tenha de 60 a 70% dos votos do Rio de Janeiro e não se restrinja aos 30% tradicionais da esquerda", escreveu o ex-prefeito de Maricá.

Quaquá ainda afirmou que "ninguém tem autoridade para censurar ninguém dentro do PT", em possível referência a João Maurício, presidente estadual da sigla, que soltou nota nesta quinta-feira (14) reafirmando que sua legenda é oposição a Castro.

"Qualquer um pode ter posição diferente da minha, eu respeito, mas as instâncias nacionais e estadual do PT não votaram decisão! Então ninguém tem autoridade pra censurar ninguém no PT! Isso aqui é um partido democrático! Isso aqui não é um partido stalinista!", disse Quaquá.

Nota de João Maurício

Antes da postagem de Quaquá sobre palanque múltiplo do PT no RJ, João Maurício, presidente estadual da legenda, rechaçou a ideia da sigla apoiar Claudio Castro.

"Sigo com a convicção de que para o fortalecimento da candidatura do Presidente Lula, é fundamental o fortalecimento do campo progressista no Estado do Rio de Janeiro. A resolução do PT-RJ, acertadamente nos orienta, somos oposição ao governo Cláudio Castro e temos um arco prioritário para formar essa aliança, que consiga encontrar uma solução para a dura realidade vivida pela população fluminense", afirmou.

Confira.

https://twitter.com/JoaozinhoPTRJ/status/1448637517624971275