Liquidação do Brasil: Senador diz que governo estuda PL para vender Petrobras

Presidente falou mais cedo que venda da petrolífera "entrou no radar do governo". Ainda que não tenha data prevista, "mercado" se assanhou com a possibilidade de venda da empresa que, segundo os liberais, dá prejuízo, mas todo mundo quer comprar

Foto: Presidência da República
Escrito en POLÍTICA el

O senador Fernando Bezerra (MDB-PE), líder do governo Bolsonaro no Senado, afirmou nesta segunda-feira (25) à agência Reuters que o Planalto estuda um projeto de lei (PL) para vender as ações da Petrobras, o que resultaria, na prática, na privatização da petrolífera.

A ideia de Jair Bolsonaro é vender a participação que o governo tem na Petrobras e dessa forma alterar o quadro societário da empresa, passando-a à iniciativa privada. Tal procedimento seria possível por meio de um PL que necessitaria apenas de maioria simples no Congresso. Em síntese: uma manobra legal para se desfazer da maior e mais lucrativa empresa brasileira sem que haja resistência da sociedade e do parlamento.

Foi o próprio presidente, na manhã desta segunda (25), durante uma entrevista a uma rádio do Mato Grosso do Sul, por meio de suas explicações estapafúrdias e paradoxais, quem confirmou a hipótese aventada por Fernando Bezerra, ainda que ele mesmo tenha assumido que a situação vai piorar se a gigante brasileira do petróleo for para as mãos da iniciativa privada.

"Isso entrou no nosso radar. Mas privatizar qualquer empresa não é como alguns pensam, que é pegar a empresa botar na prateleira e amanhã quem der mais leva embora. É uma complicação enorme. Ainda mais quando se fala em combustível. Se você tirar do monopólio do Estado, que existe, e botar no monopólio de uma pessoa particular, fica a mesma coisa ou talvez até pior", disse contraditoriamente Bolsonaro.

O líder do governo Bolsonaro no Senado fez questão de avisar que a ideia ainda é preliminar e que dependerá do "sucesso" da privatização dos Correios, em andamento no Congresso.

"Primeiro precisamos avançar com os Correios (com a privatização). Se lograrmos êxito como espero, aí acho que ótima para entrar na pauta de prioridades (a venda de ações da Petrobras)" finalizou.