Lira diz que PEC do CNMP deve voltar à pauta após amadurecimento

Substitutivo do relator foi derrotado na última semana por 11 votos; texto original, de Paulo Teixeira (PT), pode ser colocado em votação

Arthur Lira (Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)
Escrito en POLÍTICA el

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), voltou a defender nesta segunda-feira (25) a PEC 05/21, que altera a composição do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Lira disse que a PEC do CNMP é importante e pode ser retomada após maior "amadurecimento" sobre a questão. Após a rejeição do substitutivo do relator Paulo Magalhães (PSD-BA), deve entrar em pauta o texto original, do deputado Paulo Teixeira (PT-SP).

 "Sabemos que todas as entidades e instituições precisam ter controle, precisam ter seu código de ética. Esse assunto pode retornar ao plenário da Câmara quando estiver amadurecido", disse o presidente da Câmara em entrevista nesta manha.

Em entrevista ao Fórum Onze e Meia, na quinta-feira (21), Paulo Teixeira disse que espera a retomada da apreciação da proposta e busca o apoio de parlamentares da oposição que se opuseram ao texto do relator.

“Eu espero que esse tema seja retomado nas próximas semanas e Freixo e Molon revejam os seus votos. E o Psol também reveja”, afirmou o petista; assista.

“Quem cantar vitória nesse momento não age bem. Vou procurar o Lira e sugerir a ele prossiga, não vamos adotar nenhum procedimento heterodoxo. O texto votado ontem foi o texto do relator, vamos votar o texto original, analisar se há possibilidade”, completou.

A votação da PEC terminou com 297 votos a favor e 182 contrários. Por se tratar de projeto que muda a Constituição, a proposta precisava de no mínimo 308 parlamentares favoráveis, 11 a mais do que o conquistado. Quatro parlamentares se abstiveram e outros 30 não votaram.

Com informações do Estadão